Enfermeira da FEB é homenageada pela UNIRIO

portocarrero
A Capitão-Enfermeira do Exército Brasileiro, atuante na Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial, Virgínia Maria de Niemeyer Portocarrero foi homenageada pela UNIRIO com o título de Doutora Honoris Causa. Aos 102 anos, Virgínia Portocarrero é uma das duas últimas enfermeiras de guerra do Brasil. É Bacharel em Desenho pela Universidade do Brasil (hoje UFRJ), com formação complementar de Prática de Laboratório no Hospital São Sebastião, também possui diversas condecorações de reconhecimento de sua trajetória na enfermagem civil e militar.
Virginia Portocarrero
Para o professor da UNIRIO Dr. Fernando Porto (Escola de Enfermagem Alfredo Pinto – EEAP) e a Dra. Margarida Bernardes (do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa – ESG/MD), ambos membros do LACUIDEN e responsáveis pela indicação da homenagem, Virgínia Portocarrero, “foi uma mulher à frente do seu tempo, que escolheu o caminho da determinação, da bondade e do amor ao próximo”. E acrescentam: “Ela superou suas dores, compartilhou afeto, atuou para o bem dos que estavam em sofrimento; distribuiu abraços verdadeiros, apertos de mão sinceros e sorrisos de luz” Tida por muitos como heroína, Virgínia afirma categoricamente “não fui heroína, cuidei dos heróis! ”
A sessão solene ocorreu no dia 04 de março de 2020 no Auditório Vera Janacópolus, na sede da UNIRIO na Urca, Rio de Janeiro-RJ, e contou com expressivo público civil e militar, autoridades, reencenadores e pesquisadores da FEB e representações diversas da enfermagem.

Pelas condições da idade, a Capitão Virgínia não pôde comparecer e foi representada pela sobrinha Daisy Portocarrero.


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Theme