Encerramento do Primeiro Ciclo de Encontros FEBianos – 2011

9a. Reunião marca o Encerramento do Primeiro Ciclo de Encontros FEBianos – 2011

Magnifica e informativa palestra do Cel Amerino Raposo Filho, Veterano da FEB, entreteve os presentes por duas horas, descrevendo suas vivências com riqueza de detalhes somente possivel por quem viveu aquela epoca, como a recepcão aos brasileiros ao longo da entrada de Bombiana, ja ao final da guerra, saudados como os Liberatori.

Ao final o Cel Amerino recebeu uma homenagem da AORE-RJ, quando os Tenentes R/2 RUYBERTO e MOURA, respectivamente Presidente e Vice ofertaram ao ilustre palestrante uma placa com os dizeres:

 Ao Bravo Artilheiro da FEB, Cel Amerino Raposo Filho,
que nos campos da Italia honrou as gloriosas tradicoes de
Caxias e Mallett, as homenagens da Associacao dos Oficiais
da Reserva do Rio de Janeiro, AORE-RJ, por ocasiao de sua
Palestra de Encerramento do Ciclo de Encontros FEBianos 2011.

Casa da FEB, 08 de dezembro de 2011

 

O I Ciclo de Encontros FEBianos 2011 se consagrou como um grande fórum de estudos sobre a Forca Expedicionária Brasileira, com auditório lotado, dando vida a nova Casa da FEB. Iniciou-se e encerrou-se com chave de ouro, em marco com o Gen CASTRO,  agora com o Cel AMERINO, e mais sete excelentes palestrantes –  Sr Laks, JH Barone, Cel Mascarenhas, Gen Souza, Ten R/2 Monteiro, Cel Haroldo, Cel Cambeses. Especial agradecimento a CAPEMISA que forneceu recursos para os encontros, e ao Dr Breno Amorim da Tecnolach, cujo fantástico discernimento permitiu que chegássemos ao dia de hoje com esta magnífica proposta de Centro Cultural, revertendo uma situação em que a única perspectiva seria o encerramento das atividades da Casa da FEB. Mas o futuro chegou primeiro – e vai depender de nos a continuidade, não deixar que caia no esquecimento o heroísmo dos bravos combatentes brasileiros de terra, mar e ar, que nossos filhos e netos não saibam contar mais estas historias de desprendimento pela pátria –  PATRIA – uma palavra que vem sendo olvidada, mas que não podemos permitir de maneira alguma que caia em desuso.

Em 2012 teremos a comemoração dos 70 anos da entrada do Brasil na 2 GM, assim, o nosso II Ciclo será dedicado a esta temática, iniciando com a reunião pan-americana de Jan 1942, e prosseguindo com o estudo das inomináveis agressões do eixo nazi-fascista ao Brasil, e a heróica  defesa do nosso litoral contra a guerra submarina.

2012 se inicia com excelentes perspectivas para a Casa da FEB, teremos em 12 de janeiro a posse da nova diretoria, presidida pelo Gen Rosendo, e uma emenda parlamentar acaba de ser aprovada, atraves do atuante Deputado Stepan Nercessian no valor de 200 mil reais para o nosso Museu.

O entorno da Casa da FEB tambem começa a se modificar, com os antigos prédios em volta começando a dar lugar as obras do futuro complexo empresarial e de compras que vai trazer uma nova vida a nossa região, situando por conseqüência  a Casa da FEB no merecido lugar de destaque, como relevante centro cultural  da cidade do Rio de Janeiro, a disposicao do grande publico que circulara pelas redondezas, dezenas de milhares de passantes por dia.

Portanto, o saldo de realizações em 2011 se revela altamente positivo, o que só foi possível com o trabalho e a dedicação de todos.

A Casa da FEB agradece a todos os dedicados idealistas  que contribuíram para realizar o projeto dos Encontros FEBianos, desejando aos prezados veteranos e amigos que as luzes do Natal iluminem o nosso caminho, e que tenhamos um ano novo pleno de saúde e realizações.

Fotos - Equipe de Com Social – Casa da FEB – Katia, Juliana, Erika, Bruno

Colaborador:

Eng Israel Blajberg

Diretor de RP – Casa da FEB

Coordenador do I Ciclo de Estudos FEBianos – 2011


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Theme