Em Memória dos que Lutaram e Morreram

Alvaro dos SantosExpedicionário Alvaro dos Santos

Por João Claudio Platenik Pitillo¹

A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi o feito mais importante da nossa história. A adesão ao campo Aliado e o consequente envio de tropas para o teatro de operações europeu foi graças a determinação e a visão estratégica do presidente Getúlio Vargas e seus colaboradores. Sendo possível tal feito a partir da superação das contradições políticas internas e a edificação de um projeto de nação dentro da geopolítica internacional. Tal coisa localizou o Brasil entre as grandes nações ocidentais ao mesmo tempo em que alavancou o desenvolvimento industrial e técnico-científico de nosso país, superando um atraso de séculos.

Para a guerra foram mobilizados patriotas de todos os matizes, homens e mulheres, civis e militares, de céu, terra e mar. Além dos heroicos combatentes que aturam na Itália, os briosos marinheiros mercantes e de guerra que mantiveram o Oceano Atlântico livre, merecem o nosso carinho. Os trabalhadores dos portos e os servidores das diversas empresas públicas como Empresa de Correios e Telégrafos, Banco do Brasil e Lloyds Brasileiro, que atuaram na guerra, precisam de nossa memória, assim como, os bravos Soldados da Borracha que lutaram e pereceram sob condições muito duras nas selvas amazônicas. Como também, todas as vítimas dos ataques ítalo-germânicos aos nossos navios precisam estar sempre em nossas lembranças sobre a guerra.

A partir da documentação do “pracinha” Álvaro dos Santos, gentilmente cedida pela sua família, podemos reconstruir a grandiosidade do momento que nossos combatentes protagonizaram na Itália. Santos que fora combatente do Regimente Sampaio, ao final da guerra, se tornou funcionário da FNM (Fábrica Nacional de Motores) Esse brasileiro é o exemplo vívido do projeto “Trabalhista” que Vargas tentava implementar. Ao combater na Itália garantiu a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) ao vencer a guerra, transformou-se em operário em uma fábrica estatal de motores, fruto direto do Estado de Bem Estar Social que se desenhava sob a visão nacionalista de Getúlio Vargas.

A documentação aqui exposta são Boletins produzidos pelo Regimento Sampaio no momento de suas operações na Itália. Eles detalham as ações e transmitem o estado de animo de nossos combatentes.

Que a homenagem à Álvaro dos Santos, esse carioca do bairro de Bonsucesso que atravessou o Atlântico para enfrentar o fascismo, abarque a todos que participaram do esforço de guerra e puderam assim contribuir para que o Brasil se tornasse um grande país.

¹ Licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2012. Tornou-se Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2016 e é Doutorando em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) onde concluirá seu curso em 2020. Em toda a sua carreira acadêmica tem como objeto a Segunda Guerra Mundial.

É autor do livro “Aço Vermelho – Os Segredos da Vitória Soviética na Segunda Guerra Mundial”, Multifoco, 2014. Organizador dos livros “A Segunda Guerra Mundial 70 Anos Depois”, Multifoco 2016,Josef Stálin – Sobre a Grande Guerra Patriótica”, Raízes da América 2016, “A Segunda Guerra Mundial e Seus Momentos Decisivos”, Raízes da América, 2017 e “A Grande Guerra Patriótica dos Soviéticos”, Multifoco, 2019.

Ao logo dos últimos 20 anos têm desenvolvido pesquisas sobre a Segunda Guerra Mundial com ênfase na Frente Leste e no Estado Novo dentro do conceito de Primado da Política Interna sobre a Política Externa. No ano de 2015 recebeu a Medalha dos 70 da Vitória”, concedida pelo Consulado Geral da Federação Russa no Rio de Janeiro e no ano de 2019 foi agraciado com a Medalha “Na Luta Contra o Nazi-Fascismo Estivemos Juntos”, concedida pelo Consulado da Federação Russa no Rio de Janeiro e pelo Conselho Superior da União Internacional de Organizações Públicas – Comitê de Veteranos de Guerra


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

WordPress Blog