Dr Domingos Geraldo Sica, autor da bandeira de Mogi das Cruzes

Hoje O Portal FEB dedicará um espaço para um verdadeiro patriota: Dr Domingos Geraldo Sica, autor da bandeira de Mogi das Cruzes. Ele é agraciado com: “Honra ao Mérito” (1962) da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes e “Cidadão Mogiano” (1951). Do Exército Nacional, no “Dia do Soldado”, em 25 de agosto de 2011, em Taubaté, recebeu das mãos do Gen. Bgd. Eduardo Diniz (Comandante da Aviação do Exército) a medalha de “Colaborador Emérito do Exército” e um diploma assinado pelo Gen. Ex. Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste.

Domingos Geraldo Sica é Doutor em Medicina – UNIFESP/EPM e Mestre – UNITAU. Ex-Diretor dos Centros de Ciência da Saúde da UMC e UNICSUL (SP). Ex-Professor USP, UNIFESP, UNITAU, UNICSUL, UMC e UNIMARCO. Ex-Médico: Santa Casa (MC) e dos Hospitais Santa Cruz (SP), Ipiranga (MC), Santana (MC) e Mãe Pobre (MC). Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais – CRO/SP. Registrado na Especialidade Médica em Traumatologia – AMP/SP

Criador da Bandeira – Dentista de Mogi será reverenciado em SP – Diário de Mogi 26/08/2011

Sica receberá nova homenagem

Alexandre Barreira

O cirurgião dentista e médico Domingos Geraldo Sica, idealizador do desenho da bandeira de Mogi das Cruzes em 1956, deverá receber da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seccional São Paulo uma medalha de Honra ao Mérito, por ter incluído no desenho do pavilhão mogiano uma cobra fumando – símbolo da Força Expedicionária Brasileira (FEB) -, que defendeu o País na Segunda Guerra Mundial.

A honraria será defendida pelo general de Brigada Eduardo Diniz, autor do ofício de homenagem a Sica realizada ontem, no Comando de Aviação do Exército em Taubaté, em celebração ao Dia do Soldado. Na oportunidade, Sica recebeu medalha e diploma de Honra ao Mérito e Colaborador Emérito do Exército”. “Vou pedir à Associação dos Ex-Combatentes do Brasil para estender esta homenagem a ele, que há mais de 50 anos destacou a importância dos pracinhas brasileiros”, lembrou Diniz.

Ele disse que conheceu Sica e a história da bandeira de Mogi das Cruzes e ficou honrado pela referência que ele faz ao Exército. Portanto, “esta homenagem é o reconhecimento das Forças Armadas a uma grande ato patriótico”.

Sica bastante emocionado, destacou que agora, nas cerimônias oficiais do Exército, o pavimento mogiano será sempre lembrado. “A bandeira da Cidade passou a ser um dos símbolos do Exército Brasileiro. Fiquei extremamente honrado com o tratamento que recebi hoje (ontem), ao lado de outros homenageados”, afirmou Sica, citando a cerimônia de 40 minutos ocorridos no II Batalhão do Comando de Aviação do  Exército, em Taubaté, no Vale do Paraíba.

Também receberam ontem a comenda de “Colaborador Emérito do Exército”, a Escola Municipal de Ciências da Aeronáutica (EMCA) e o Serviço Nacional da Indústria (SENAI), ambos de Taubaté, além do procurador-seccional da União, Marco Aurélio Bezerra. O vice-prefeito de Mogi, José Antônio Cuco Pereira (PSDB), destacou o feito de Sica. “Sem dúvida que é um momento único na vida dele e também para a cidade, que será sempre lembrada com o seu pavilhão nas cerimônias do Exército.

A professora de História e Pedagoga, Regina Célia Rissoni Valentim, integrante da equipe de orientação pedagógica do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, também valorizou a homenagem a Sica. “Ele venceu um concurso estudantil. Isso resgata o processo histórico que trabalhamos nas escolas municipais”, afirmou Célia, que em parceria com a jornalista Yaraci Santos, assina um artigo na revista “Educando”, de setembro do ano passado, sobre a criação da bandeira de Mogi.

As irmãs do dentista mogiano – Leda Cecília Sica Borenstein e Thaís Thereza Sica de Campos – também ficaram emocionadas durante o evento de ontem: “Nos dias atuais em que há qualquer tipo de manifestação cívica, esta cerimônia lembra uma representação patriota que ele teve há mais de 50 anos”, disse Leda. “O Exército está de parabéns por esta ação, que coloca Mogi no contexto histórico da Pátria”, completou Thaís.

Sica recebendo a homenagem em Taubaté – SP

 

Contato com o Dr Sica:

Rua Julio Prestes, 217 – Jardim Esplanada

Mogi das Cruzes

Fones 4799 6108 (cons.)

97601 6296 (cel.)

 

Saiba mais sobre Mogi das Cruzes e sua ligação com a Força Expedicionária Brasileira: Aqui, aqui e aqui


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

2 comentários

  1. DR. DOMINGOS GERALDO SICA TEM FACE BOOK? SOU FILHA DE EX-COMBATENTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL…MEU FACE É ROSA SUELY

  2. TENHO MUITO INTERESSE PELO ASSUNTO POR SER FILHA DE COMBATENTE HERÓI DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

Deixar um comentário

Free WordPress Themes