Documentário: U-507

“Terminou assim a campanha submarina. Prenhe de sacrifício e coragem, honrosa e

sem mácula, foi a conduta das guarnições durante a batalha. De, aproximadamente, 38 000 homens que compunham a arma submarina, 30 000 foram perdidos. Em compensação, seus êxitos foram sem par. De acordo com dados inimigos, foram afundados mais de 2 000 navios, ou sejam, pelo menos 14 milhões de toneladas…”     (Almirante Karl Doenitz)

Oficial Harro SchachtNo dia 7 de agosto de 1942, Doenitz tomou uma decisão que mudaria a História Contemporânea do Brasil: o U-507 recebeu por rádio a mensagem para usar “manobras livres” ao longo da costa brasileira. De modo que o submarino comandado pelo capitão de corveta Harro Schacht, afundou cinco navios brasileiros de cabotagem nos litorais da Bahia e Sergipe, acarretando a morte de 652 pessoas, inclusive de mulheres e crianças.

Antes desse agosto negro de 1942, 13 navios brasileiros já haviam sido afundados na batalha que as embarcações germânicas travavam desde que o presidente Getúlio Vargas cortara relações diplomáticas com  Hitler, Benito Mussolini e Hiroíto – decisão anunciada em 28 de janeiro de 1942. No total, os danos tinham causado a morte de cerca de cem tripulantes – apenas sete passageiros pereceram. Getúlio Vargas, considerando as ocorrências casualidades inerentes ao contexto internacional, preferira não tomar medidas mais drásticas.

O Submarino U-507 naufragou no dia 13/01/1943 à Noroeste da cidade de Natal – RN, após ser atacado por Avião Catalina (VP-83 / P-10). No naufrágio morreram 54 tripulantes do U-boat.

O Documentário U-507 trata específicamente do afundamento de quatro navios brasileiros na costa de Sergipe durante a segunda guerra mundial. O documentário privilegia o ponto de vista dos moradores da região do Mosqueiro e Areia Branca, áreas de Aracaju que mais tiveram contato com o acontecimento. Além disso, o U-507 faz uso de animações para revelar ao público esse fato marcante da história de Sergipe e do Brasil.

O trabalho que foi dirigido e roteirizado por Robens Carvalho, foi lançado em agosto de 2008 e ganhou alguns prêmios em 2009 no Curta-Se 9:

  • Melhor vídeo sergipano pelo juri popular.
  • Terceiro lugar entre os vídeos sergipanos pelo juri oficial.

O Documentário U-507 está disponível na íntegra para download no site do projeto ou você pode ainda assistí-lo on-line também no mesmo site.

.

Fontes:

Site: www.u507.wordpress.com

Site: www.caiozip.com

Site: www.brasilmergulho.com

Site: www.naufragiosdobrasil.com.br


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. catalina piolho submarino marcou e dancou bunito o piloto do catalina foi condecorado?mais um heroi do brasil que deveria de virar filme a cobra vai filmar
    catalina vs submarino muito obrigado fiquem com deus

Deixar um comentário

WordPress Blog