Conheça o Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga

O Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga é uma iniciativa de divulgação de conteúdos em hipertexto que visa contribuir para a preservação da memória e dos feitos de cidadãos nascidos ou residentes no município paulista de Itapetininga que participaram da II Guerra Mundial (1939-1945), na luta pela liberdade e democracia, fosse na defesa do litoral brasileiro, fosse em combate contra forças nazi-fascistas nos campos da Itália como integrantes da Força Expedicionária Brasileira.

Inaugurado em 25 de Agosto de 2011, Dia do Soldado, o portal é de cunho exclusivamente histórico, sem fins lucrativos, com a missão de divulgar, via rede mundial de computadores, um resgate histórico da participação de cidadãos de Itapetininga naquele conflito.

O PECItape  não se se encontra afiliado a associação de ex-combatentes e/ou veteranos, mas trata-se  de uma iniciativa de divulgação hipertextual de fatos e personalidades itapetininganas que contribuíram, no sacrifício que realizaram e na glória imarcescível que colheram, para o engrandecimento de nação brasileira durante a II Guerra Mundial.

Não obstante, o Portal realiza e mantém parcerias de pesquisas com essas e outras entidades afins que possam colaborar com a concretização de sua missão, a exemplo do Arquivo Histórico do Exército Brasileiro, da Sociedade Veteranos de 32/MMDC e do Tiro de Guerra 02-076 de Itapetininga, este último depositário fiel do culto e das tradições militares de nossos pracinhas.

Outrossim, para melhor caracterizar a tônica de realização e justificativa desse trabalho de resgate, foi adotado o lema “Mantendo aceso o Cachimbo da Vitória”, o mesmo cachimbo que fumado foi pela cobra que os combatentes brasileiros orgulhosamente ostentaram em seus briosos uniformes durante a II Guerra Mundial.

Destarte, já como símbolo do PECItape foi adotado o que se ilustrado na imagem acima, no pressuposto de que, mesmo desvinculado a qualquer entidade de veteranos ou ex-combatentes, nosso portal tem a obrigação, histórica e moral, inclusive, de não deixar de comungar com essas entidades dos mesmos ideais que custaram ao mundo tantas vidas no maior conflito armado do século XX: a Liberdade e a Democracia.

A idealização, construção e manutenção do portal se encontra a cargo do Prof. Jefferson Biajone, pesquisador da delegacia de Sorocaba da Federação de Academias de História Militar Terrestre do Brasil em São Paulo e 1º tenente R/2 do Exército Brasileiro.

Prof. Jefferson Biajone
http://mmdc.itapetininga.com.br/biajone.htm
Junho 16, 2013


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Nenhum comentário

Trackbacks/Pingbacks

  1. Prof Derek Destito receberá homenagem no TG de Itapetininga | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] mais sobre o Diploma de Honra ao Mérito Dois Heróis Itapetininganos, Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga e resumo biográfico dos 35 heróis …

Deixar um comentário

WordPress主题