Conferência do Escritor e Imortal Marco Lucchesi na Casa da FEB

Realizou-se na última Terça-feira (24), a CONFERÊNCIA do Escritor e Imortal da Academia Brasileira de Letras – Marco Lucchesi – sob o tema “Depoimento de um Brasileiro de Origem
Massarosesa”. Marco Lucchesi (Rio de Janeiro, 1963) é poeta, escritor, romancista, ensaísta e tradutor, sendo o primeiro brasileiro de uma família italiana. Sob um enfoque humanista, ML recordou as histórias que ouviu dos pais,que conviveram em Massarosa com os pracinhas, onde tem sua familia toda italiana até hoje, e uma casa na cidade, fazendo questão de ressaltar que na sua família não havia um único fascista.
 
Seu pai era mais duro, contou a guerra em preto e branco, a mãe que era uma menina de dez anos, contou a cores. ML relatou o episódio do soldado nazista que aproximava um chocolate da boca da criança, e tirava sucessivamente, até que sua mãe mordeu com força a mão do soldado…
 
O conferencista discorreu sobre como seus pais o ensinaram a amar o Brasil, a cultura da paz, o projeto humano de nação, mencionando que se sente profundamente brasileiro, o primeiro de sua famíia a nascer no Brasil.
 
ML falou sobre a universalidade diplomática brasileira, já vista na Itália com os pracinhas queridos pela população, gente simples, humanitária, amados pelos italianos, enquanto tropas de outras nacionalidades eram as vezes apenas tolerados.
 
O Brasil não pode perder essa dimensão, afirmou ML, revelando ainda o quanto aprendeu nas visitas a prisões e com Nise da Silveira na Casa das Palmeiras e seus pacientes.
 
Ao final foi servido um chá no Salão Nobre, onde as manifestações dos presentes foram unânimes em destacar a clareza e ensinamentos humanísticos passados pelo conferencista, e o enfoque da abordagem, acrescentando um novo colorido aos tradicionais Encontros FEBianos, o diferencial entre a historia narrada e a historia testemunhada
 
Patrocinio:
 
CHGRUPO
Espaços Corporativos com Tecnologia e Inovação
 
Por Prof Israel Blajberg

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Themes