Claudenor José de Melo – Defesa do Litoral

Pelo dia dos Pais uma singela homenagem a meu Pai, cuja unica herança deixada foi o respeito a Pátria.

Foi um pracinha na ll Guerra, como voluntário foi para a Ilha de Fernando de Noronha tomando parte no 2º Regimento de Artilharia Anti-Aerea. Antes da declaração oficial de Guerra do Brasil, 3 mil soldados já se encontravam na ilha formando o contingente (vanguarda do território brasileiro), que iniciou em maio de 1942.

Não havia Plantação de nenhuma espécie, água para banho só do mar, e para beber era racionada, dormia-se em barracas de dois, doenças como ”beri beri” e suicídio levaram alguns a ficarem para sempre sepultados no cemitério militar por nome de “Alta Floresta”.

Nunca foram devidamente reconhecidos, ofuscados pelo brio dos bravos da Força Expedicionária na Itália..Ainda mais por anos foram discriminados por ambas as associações quer dos Ex-combatentes ou muito mais rechaçados pelas associações de Veteranos dissidentes dos Ex-combatentes, o qual lhe alcunharam de “Patos D’água” pejorativamente. Após alguns, anos os Ex-combatentes da FEB primeiro os receberam e só agora ultimamente os Veteranos, e as resoluções e a constituinte de 1988, nivelou a todos como ex-combatente todo aquele que tenha servido no período da guerra quer indo a Europa (FEB -FAB) ou tenha atuado na costa, ilhas oceânicas ou em comboio de embarcações.

A Pátria precisava ser defendida e lá estávamos nós os pracinhas de Fernando de Noronha, não teve este destacamento a comprovação de riscos tão destruidora, mas também não o teve um terço dos expedicionários da Itália, contudo a nostalgia, a desenteria, a polinevrite e outras deficiências. Muito de nós também fomos sacrificados vitimas do dever, um punhado anônimos até hoje não receberam o tratamento condigno, assim como os bravos de Pistóia, os sacrificados do Alto da Floresta são heróis da mesma estirpe”.

General Tristão de Alencar Araripe
Comandante da Defesa Oceânica Brasileira

Enviado por Claudevan Melo


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

WordPress Themes