Cel Art Amerino Raposo Filho completa 99 Anos

cel raposo 2Artilheiro da FEB oriundo da EMR – Turma de 1943, integrante do III Grupo de Obuses 105 da FEB – Grupo Souza Carvalho, o qual disparou o Último Tiro da Artilharia Brasileira na Itália, em 29 de abril de 1945.  Hoje é o tradicional e histórico Grupo Bandeirante – 20º. G A C Leve – Aeromóvel, integrante da Força de Ação Rápida do EB, aquartelado em Barueri – SP.

Hoje, dia 22, é uma data festiva para os veteranos da FEB. No Rio de Janeiro o Cel Raposo, com a lucidez e bom humor de sempre, comemora seus 99 anos cercado das manifestações de carinho da família e de tantos companheiros, mesmo em tempos de pandemia reunidos numa corrente invisível para saudá-lo com votos de muita saúde.

O então Tenente Raposo foi o comandante da Linha de Fogo da 2ª. Bateria do III GO 105, do Cap Walmicki Ericksen, que cumpriu a derradeira missão de combate da Artilharia Divisionária da FEB, disparando o último tiro na Itália, em apoio de fogo na região de Collechio/Fornovo ao cerco e rendição da 148ª. Divisão de Infantaria alemã e da Divisão Bersaglieri italiana, evento este ate hoje comemorado no atual aquartelamento do Grupo Bandeirante de Barueri-SP a cada 29 de abril.

Ilustre Pensador Militar, o aniversariante é Presidente de Honra do CEBRES – Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos, Acadêmico Perpétuo Fundador da ABD – Academia Brasileira de Defesa e Acadêmico da AHIMTB/RIO, consagrado como seu patrono de cadeira especial.  O estimado Cel Raposo foi autor do prefácio e figura em destaque no Livro “Brasil – Pensadores Militares Terrestres” do Cel Claudio Moreira Bento, Presidente e Fundador da FAHIMTB.

Que o Criador e Supremo Arquiteto do Universo conserve por muitos anos entre nos o querido Cel Raposo.  Parabens Coronel, seus companheiros, amigos e admiradores da Casa da FEB  o saudam efusivamente,  Bravo Artilheiro da FEB, que nos campos da Itália honrou as gloriosas tradicoes de Caxias e Mallet !!!

Israel Blajberg
Ten R2 Art, CPOR/RJ 1965
VP – Casa da FEB


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Weboy