Cb Urbano Ribeiro Bezerra

Unidade: Regimento Sampaio

Função: Escrevente

Data de Embarque: 22/09/1944
Data de Retorno: 08/07/1945

Data de Praça: 15-I-943

Inclusão no Corpo: 16-I-1943
a Cabo: 30-V-1944

Identidade: 251.129
Gab.: 1G
724

Cursos e Aptidões:
02-V-44 – Especialidade: Escrevente – Grau: 7,47.

Natural de Teixeira, Estado da Paraíba, solteiro, nascido a 07/02/1920 com especialidade de volteador, funcionário público, cor morena, cabelos castanhos, olhos castanhos, com 1,63m de altura, certificado de reservista de 2ª Categoria nº 94.348 residente à época em João Pessoa-PB, Rua Monsenhor Valfredo Leal, 631.
Filho de Major PM-PB Genuíno de Albuquerque Bezerra – que notabilizou-se na luta contra o cangaceirismo no nordeste, em especial no estado da Paraíba, vindo a ser subcomandante da Polícia Militar e diversas vezes ajudante de ordens do Governador, além de prefeito interventor em diversos municípios daquele estado – e de Dª Maria do Carmo Ribeiro Bezerra.

Em 3 de setembro de 1943, foi público fazer jus ao elogio individual do Snr.Gen. Alexandre Zacharias de Assumpção ao deixar o Cmd. do RI nos seguintes termos: “Ao deixar o Cmd. do RI deixo consignado os meus agradecimentos e louvores, permitindo com sua cooperação continuada, que em todos os setores da minha administração os serviços se processassem sem retardos, nem atropelos e que minha tarefa fosse executada de acordo com as ordens que expedi.” Na mesma data foi louvado nominalmente pelo Sub-Cmt. do regimento pelo garbo, entusiasmo e amor ao corpo, demonstrado no invulgar desfile do dia 25 de agosto, em homenagem ao Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, pela sadia disciplina, ordem impecável, demonstrados em tal imponente homenagem.
Em 22 de dezembro de 1943, em Bol. Res. nº 19 foi classificado para o C.E.B. na categoria N. Normal.
Em 11 de janeiro de 1944, foi louvado pelo Sub-Ten.Washington Costa, (elogio nº 1).
Em 4 de fevereiro, foi louvado coletivamente, pela cooperação eficiente e dedicação à instrução durante o período em que o Major Aníbal Napoleão comandou o Btl. No dia 19, o Sr. Cap. Argeus de Monte Lima, ao deixar o comando da Cia., louvou-o coletivamente pelas qualidades de esforço e boa vontade com que colaborou com o comando, para o bom andamento da instrução e serviço. No dia 21, foi elogiado (elogio nº 2).
Em 3 de março, passou a ter o nº 724. E, em 11, foi elogiado novamente (elogio nº 3).
Em 4 de abril, recebe outro elogio (elogio nº 4).
Em 2 maio, foi público ter sido classificado em 6º lugar, com grau 7,47 (sete e quarenta e sete), nas provas a que submeteu-se para preenchimento de vagas de cabos escreventes, arquivistas e auxiliar de almoxarifado. A 30, por ter sido promovido ao posto de cabo escrevente, foi transferido para a Cia. de Petrecho Pesado do IIIº Batalhão para preenchimento de vagas.
Em 10 de janeiro de 1945, foi público ter sido elogiado coletivamente pelo Cmt. da Cia., nos seguintes termos: “Elogio o cabo Urbano Ribeiro Bezerra que embora exercendo funções de retaguarda, muito contribuiu para o êxito desta sub-unidade tudo fazendo para que nada faltasse aos seus camaradas na linha de frente”. Na mesma data foi público ter sido elogiado coletivamente, pelo Cmt. da Cia., nos seguintes termos: “Elogio o cabo Urbano Ribeiro Bezerra que embora exercendo função de retaguarda o fez com raro brilho, permitindo assim que tudo chegasse a tempo e a hora aos seus companheiros, que se achavam engajados.” Ainda a 10, passou a adido à Cia. de Serviços do RI para todos os efeitos, com exceção dos vencimentos. A 31, o Capitão Ajudante do Pessoal do RI, elogiou-o individualmente, pelo esforço, dedicação e na manutenção em dia a escrituração da Cia., principalmente na época de frio, demonstrando o cumprimento do dever e boa vontade com que enfrentou as dificuldades dos seus misteres, às vezes em precárias condições de instalação.
Em 22 de Março de 1945, foi aprovado o elogio individual formulado pelo Cap. Floriano Peixoto Corrêa, Cmt. da Cia., nos seguintes termos: “Elogio o cabo Urbano Ribeiro Bezerra, que embora exercendo funções de retaguarda, empregou o máximo de seus esforços, na esfera de suas atribuições, para que tudo corresse em ordem e no tempo exigido, nada faltando aos seus camaradas de primeira linha que se batiam com todo o ardor, com os olhos …na Pátria.” Ainda em fevereiro, a 26, foi contemplado com o elogio individual nº 2.
Em 2 de abril, foi contemplado com o elogio coletivo nº 3.

Em 20 de abril, foi público haver baixado à Cia. de Evacuação, no dia 18, por doença comum.
Em 4 de junho, foi público que em inspeção de saúde a que foi submetido teve o seguinte parecer: “Incapaz temporariamente para todo o serviço do Exército. Convém ser evacuado para a zona do interior. Pode viajar por qualquer via. A doença não foi adquirida a serviço da FEB, porém agravada pelas condições de campanha. Convém ser encaminhado ao Dep. Pessoal do 1º Escalão da FEB para ulterior deliberações.”; em conseqüência foi excluído do estado efetivo do RI, 1º Btl. e 3ª Cia.
Ao regressar ao Brasil, engajou-se na defesa dos colegas enfermos e mutilados, inclusive de seu irmão Sd Genuíno de Albuquerque Bezerra Filho, vulgo Timochenko, vítima de neurose de guerra, conforme noticiou o jornal “Diário de Notícias”, de 13 de março de 1946, jogados ao abandono pela covarde decisão do Presidente Getúlio Vargas de dissolver a FEB, ainda em solo italiano, com receio de que a mesma viesse a desestabilizar sua ditadura no Brasil,. Fez parte da Anvfeb-RJ.
Veio a falecer, vítima de tuberculose, após ficar internado em sanatório situado no estado de Minas Gerais, em 27/12/1946.

Colaborador: Ugo Bezerra


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. Maria do Socorro Sampaio M. de Barros /

    Hugo, muito nos honra conhecer a história de mais um dos nossos valorosos rapazes. As condições no front eram adversas ao costume dos brasileiros . Aqui no site vc trouxe a injustiça que seus tios Genuino e Urbano sofreram por haverem ofertado suas vidas na defesa do Brasil.
    Parabéns!

Deixar um comentário

Free WordPress Theme