Casemiro Ryba. O expedicionário filho de imigrantes Poloneses

casemiro ryba

Casemiro Ryba era filho de Wawzyniec Ryba e Juza Ryba no ano de 1911. Casemiro pai de meu pai, nasceu na Cidade de Cruz Machado -PR em 11 de julho de 1919..

Serviu no ano de 1937 como soldado EV no atual Quartel de Engenharia Blindada de Porto União SC. Após um ano serviu o Exército até 1942 quando ocorreu a 2ª Grande Guerra Mundial, foi mobilizado para compor a Força Expedicionário Brasileira para o Rio de Janeiro onde uniram- se com o efetivo  e então enviado para Itália onde lutaram bravamente até o dia da vitória.

casemiro ryba1

Esta é uma foto de meu avô após a Vitória contra os nazistas. Ele é o que aparece no lado esquerdo da foto. Infelizmente ele faleceu no dia 26/10/2005.

Após  a guerra  ele  morou  no  seu  local  de  origem  na  cidade  de  Cruz  Machado PR, até 2005.

Trabalhou como  agricultor. até  aos  60 anos e aposentou-se.

Colaborador Armando Ryba.


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. meu pai ex combatente braz jose de oliveira nascido 03 fevereiro 1920 na 2a gurerra mundial 1943 faleceu em 2002 deixou muita saudade muita falta das historia que ele comtava as peças fm ///…

    CANO PE CAIXA DA COLATA APARELHO PONTARIA APERELHO DO MOTTOR MECANISMO DACOLATA MECANISMO DO DESPARO RETENTOR REGULADOR ENBRO ASTRA A MOLA RECONPERADOURA A GUARDA MAO.
    SAO AS 18 PEÇAS DO F M .
    COM MUITO ORGULHO TOLEDO 17/02/2014

Deixar um comentário

Weboy