Soldados que Vinieron de Lejos

Lançado no Centro Cultural da Embaixada do Brasil, Assunção – Paraguai
 
Em 7 de março de 2018 foi lançado em Assunção, Paraguai, o livro traduzido para o espanhol, SOLDADOS QUE VINIERON DE LEJOS, de Israel Blajberg. O concorrido evento ocorreu no Centro Cultural da Embaixada do Brasil, com abertura pelo Embaixador Carlos Alberto Simas Magalhães. Estavam presentes o Embaixador de Israel, Zeev Harel, o Embaixador do Chile, os três Adidos Militares brasileiros, professores, estudantes, funcionários do Governo e membros da Associação de Amigos de Israel. Na ocasião, o Embaixador Simas Magalhães foi agraciado pela Casa da FEB com a Medalha do Mérito FEBiano, pela colaboração prestada na divulgação da memória brasileira da Segunda Guerra Mundial.
 
Entre as atividades de intercambio, realizou-se a entrega da titulação de Sócio Correspondente da AHIMTB – RIO, Academia de Historia Militar Terrestre do Brasil ao historiador paraguayo Carlos von Oroch, e a Sra. María del Carmen (Carmiña) Pérez Falabella, Diretora Geral do Museu Aviadores del Chaco.
 
Foi também realizada uma visita ao Museo Militar, cujo Diretor é o Coronel DCEM Olmedo Lesme, e uma palestra na CMBP – Cooperação Militar Brasileira no Paraguay, cujo Chefe é o Adido de Defesa e do Exército Cel Inf Paulo Chamum Aguiar.
Casa da FEB e AHIMTB no Paraguai
No último dia 8 de março de 2018, às 19:30, no dia Internacional da Mulher, foi promovido a Palestra na Galeria de Arte Horoch, “La Mujer em Combate em la Guerra Guasu“, o Expositor Carlos von Oroch recebeu a tiitulação de Sócio Correspondente da AHIMTB – RIO, Academia de Historia Militar Terrestre do Brasil. Von Oroch é Socio fundador da Asociación Cultural Mandu’ará, que presidiu de 2011 a 2013, e apresentou trabalhos no Brasil, e realizou pesquisas sobre a participação de 7 pilotos paraguaios, que formaram com seus colegas brasileiros na Aviação de Patrulha, em missões de defesa do litoral contra submarinos inimigos, sobre as aguas territorias brasileiras, um fato pouco conhecido, que merece ser destacado.
 
Hoje sexta-feira 9 de março, a Sra. María del Carmen (Carmiña) Pérez Falabella, Diretora Geral do Museu Aviadores del Chaco, receberá também a titulação de Sócia Correspondente da AHIMTB – RIO. A Diretora é também Sócia Correspondente da Academia Duque de Caxias, da Argentina, e recebeu homenagens da Academia de Historia Militar Boliviana.
 
Doravante tornam-se a Academia e a Casa da FEB mais presentes no pais amigo, estimulando o intercâmbio e estudos de Historia Militar.
 
No âmbito dessa nova vertente, foi também lançado o livro editado pela AHIMTB em 2008, e traduzido em 2017 para o espanhol, SOLDADOS QUE VINIERON DE LEJOS. O concorrido evento ocorreu no Centro Cultural da Embaixada do Brasil, com abertura pelo Embaixador Carlos Alberto Simas Magalhães, reunindo membros do Corpo Diplomatico, os tres Adidos Militares brasileiros, professores, estudantes, funcionários do Governo, e um expressivo público que frequenta regularmente o Centro. Na ocasião, o Embaixador Simas Magalhães foi agraciado pela Casa da FEB com a Medalha do Mérito FEBiano, pela colaboração prestada na divulgação da memória brasileira da Segunda Guerra Mundial.
 
Outra atividade de intercâmbio realizou-se no Museo Militar, com a visita guiada com o Sr Von Oroch, onde fomos recebidos pelo Diretor Cel DCEM Olmedo Lesme.
 
Foi também realizada uma apresentação sobre AHIMTB – Objetivos e Atuação, e Casa da FEB – Memória e Civismo, na CMBP – Cooperação Militar Brasileira no Paraguay, para seus integrantes, cujo Chefe é o Adido de Defesa e do Exército Cel Inf Paulo Chamum Aguiar.
 
Em todos os eventos foram apresentados diversos livros da Academia, destacando-se o recente Amazônia Brasileira, do Cel C.M. Bento.
Israel Blajberg
Pres. AHIMTB/RIO

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Themes