Capitão João Evaristo dos Santos

Nascido em 27/10/1914 na cidade de Palmira – hoje Santos Dumont/MG – filho de José Maria dos Santos e Antônia Rosa de Jesus, sendo o caçula de 10 irmãos.

Cursou o primário no Grupo Escolar Vieira Marques naquela cidade e o ginásio no Colégio Machado Sobrinho já em Juiz de Fora. Viveu de biscate nos tempos difíceis…

Em 01 de março de 1937 apresentou-se ao exército, 12º Regimento de Infantaria, como voluntário com a finalidade de tirar o certificado de 1ª categoria – aos 22 anos – para realizar seu sonho: ser ferroviário. Após exames médicos foi incorporado na 7ª Cia. do IIIº Btl daquele Regimento então comandado pelo Capitão Luiz Mendes da Silva. Em 04/11/37 sua primeira missão fazendo parte de um contingente do 12º RI participou da guarnição de segurança de São Salvador na Bahia, retornando à sede em Juiz de Fora em fevereiro de 1938. Tomou gosto profundo pelo exército, candidatou-se ao curso de cabo sendo promovido a 2º cabo e, após, 1º cabo. Em 1940 sendo extinto o IIIº Btl. foi transferido para 1ª Cia. do Iº Btl. do mesmo Regimento. Matriculou-se no Curso de Sargentos e ao final deste foi promovido a 3º Sargento, graduação essa que exerceu até março de 1944, quando transferido para o 11º Regimento de Infantaria Expedicionária (Força Expedicionária Brasileira) sediada em São João Del Rey e embarcou para Europa (Itália) em setembro de 1944 na função de furriel da Companhia de Serviços comandada pelo capitão Francisco Ruas. Com o término da então Segunda Grande Guerra Mundial, em maio de 1945, retornou ao Brasil na mesma graduação em setembro daquele ano, sendo designado para a 2ª Cia. do Iº Batalhão desse mesmo Regimento. Participou do (Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos) CAS e, ao final, foi promovido a 2º Tenente, sendo transferido para a CSM sediada em Belo Horizonte, ali ficando durante 2 anos. Em seguida, foi convidado para servir na 4ª Região Militar, sediada em juiz de fora (1957 a 1971), nesse período foi promovido a 1º Tenente e, logo a seguir, a capitão, permanecendo nesse posto até ser transferido para reserva.

Casou-se com Anna Correa dos Santos e tem quatro filhos:

Eva, Vanevar, Eliana e Vanésio.

É possuidor das seguintes condecorações: Medalha de Campanha, Medalha Cruz de Combate de 2ª Classe,  Medalha Esforço de Guerra, Medalha 10 anos de Bons Serviços, Medalha de 20 anos de Bons Serviços, Medalha de 30 anos de Bons Serviços, Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, Medalha Pacificador,  Medalha Três Heróis Brasileiros.

Aqui fica registrada uma de suas orações preferidas:

Com muito orgulho e satisfação, sempre que tenho a oportunidade, digo que devo minha vida ao glorioso Exército Brasileiro”.

O Capitao Evaristo faleceu no dia 21/02/2012 .

Colaborador: ANVFEB- Juiz de Fora/MG anvfebjfmg@gmail.com


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

2 comentários

  1. Humberto Ferreira /

    Merecida homenagem ao saudoso Sr. Evaristo que tão bem representou o Brasil na luta contra a barbárie Nazi-fascista,e no pós- guerra, pelo seu empenho na constituição da ANVFEB em Juiz de Fora – MG e apoio aos seus companheiros da FEB. Um exemplo a ser seguido.

  2. Andréa Magalhães /

    Meu querido avó q viveu grande parte de sua vida a serviço do EB. Sempre fazendo o melhor p a ANVFEB. Sempre gostava de contar suas estórias – e eu sempre a ouví-las, sua vivência na guerra, obstáculos vencidos e amigos perdidos em combate. SAUDADES!

Deixar um comentário

Free WordPress Themes