Ao Meio – Um poema de Rhosana Dalle

AO MEIO
Um par de botas,
Um fuzil,
Um capacete…

Quase em formato de gente

Meio corpo
Meio vivo
Meio morto

Meio um pedaço da gente
Meio corpo-presente

Meio torto
Meio cambaleante

Mas inteiramente honrado
Literalmente decente!

Rhosana Dalle¹

rhosana dalleRhosana Dalle é Poetisa e Autora do Livro “O Travesseiro da Mulher Borboleta” (2013). Atua como Arte Educadora, Artista Plástica e Cênica. É Membro Titular da Academia Pindamonhangabense de Letras e do Conselho de Patrimônio Histórico de Pindamonhangaba.

O poema “Ao Meio” está afixado em uma placa no Obelisco ao Expedicionário de Pindamonhangaba (SP), na Praça da República, em frente ao 2º Batalhão de Engenharia de Combate (Batalhão Borba Gato).

O monumento foi patrocinado pelo empresário Maidel Maurício Branco e inaugurado em 2017, durante um evento promovido na semana das comemorações do Dia do Soldado.

O evento contou com a presença de militares das três guarnições de Pindamonhangaba, prestando diversas homenagens, entrega de condecorações e desfile dos pelotões. O comandante do 2º BE Cmb, Cel Luis Claudio Brion Cardoso, destacou o legado de coragem e patriotismo deixado pelos mais de 50 soldados pindamonhangabenses que lutaram nos campos da Itália.

A coemoração também contou com o depoimento emocionado da poetisa Rhosana Dalle:

Emocionada diante do grandioso significado deste monumento, forte inspiração me fez criar este poema em sinal de reconhecimento e orgulho. É com imensa alegria que o dedico como presente, em honra e glória aos meus conterrâneos, que junto aos demais Heróis Brasileiros lutaram na Itália.

Estendo essa homenagem, em respeito a todos os soldados eternizados em monumentos semelhantes espalhados pelo mundo, onde quer que estejam que este poema os possa alcançar…

Rosana Dalle Leme Celidonio

jose akim

Inauguração do Obelisco na Praça da República, em frente ao 2º Batalhão de Engenharia de Combate (Borba Gato), em Pindamonhangaba (SP)

Reprodução: José Akim do Agora Vale

Contato¹ zanadalle@yahoo.com.br


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. Maria do Socorro Sampaio /

    Um abraço carinhoso a poetisa Rhosana que amorosamente descreve seu doce olhar pela bravura de nosso heróis febianos. Quem sabe ela lembre de honrar nossas ENFERMEIRAS tambem.
    PARABÉNS, excelente fazer parte desse monumento.

Deixar um comentário

WordPress主题