ANVFEB

A CASA DA FEB

Foram feitos os maiores sacrifícios pelos bravos veteranos da FEB, que se uniram para a construção da Casa da FEB.

Fundada a 16 de julho de 1963, com o nome de Clube dos Veteranos da Campanha da Itália, cuja sigla (C.V.C.I.), com o decorrer dos anos, após várias sessões plenárias, decidiu-se por maioria absoluta de voto denominá-la ASSOCIAÇÃO DOS VETERANOS DA FEB (ANVFEB) e, que somente os ex-combatentes da FEB, que realmente estiveram no T.O. da campanha da Itália poderiam pertencer ao seu quadro social.
Foram também criadas inúmeras filiais espalhadas por todo o Brasil, com o mesmo espirito militar febiano, passando a ser definitivamente denominada: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS VETERANOS DA FEB, sigla (ANVFEB). Tendo como Presidente de Honra, o Presidente Marechal Humberto de Alencar Castello Branco.

É uma grande organização patriótica e cívica, cujos objetivos precípuos é relembrar os fatos da FEB e dar assistência aos pracinhas e familiares em seus direitos.

É constituída por todos os ex-integrantes da FEB, FAB (1º Grupo de Caça), e das enfermeiras que participaram das operações militares na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. Provam as suas admissões à Entidade com o diploma e a Medalha de Campanha da FEB – Criada por Decreto número 6.795, de 17 de agosto de 1944, documento imprescindível para o ingresso como sócio.

Finalmente dia 16 de julho de 1976, na Rua das Marrecas, 35 – Lapa, a Casa da FEB, foi inaugurada com grande solenidade pelo Presidente Ernesto Geisel e as mais altas autoridades do pais, presentes à cerimônia.

Veteranos, companheiros leais, trabalhemos e faremos num esforço, gigante e febril, desta Casa, que construímos e amamos, um templo e um exemplo, grandioso de amor ao Brasil.

As comemorações programadas pelos veteranos se destinam a despertar mais interesse na juventude pelos ideais e objetivos dos veteranos de todo o mundo.

Há um interesse comum entre a mocidade e as organizações de Veteranos de Guerra em suas aspirações idênticas para a humanidade com propósitos mais realistas e reais.

A promoção da cooperação internacional, para a defesa dos Direitos do Homem, a supressão da fome, ignorância, e as doenças são objetivos oportunos para uma ação combinada entre Veteranos de Guerra e a comunidade jovem de todas as Nações do hemisfério ocidental.

A Casa da FEB, será o local de reencontro dos bravos e heróicos ex-pracinhas da FEB e de seus co-irmãos aliados, que lutaram pela paz social, liberdade e democracia no Brasil e no Mundo Livre.

Fonte: Site Oficial da ANVFEB