Anjos de Branco – Capitão R/2 Enfermeira Jacyra de Souza Góes

Jacyra de Souza Góes, é filha de Luiz Gonzaga de Souza Góes e Maria da Conceição Carvalho Góes. Nascida na cidade de Santana de Ipanema – AL, em 15 de janeiro. A Enfermeira possui os cursos de Voluntária Socorrista e estagiou por um ano no Hospital de Campanha do Exército. Foi diplomada no Curso de Emergência de Enfermeiras da Reserva do Exército (CEERE), sendo nomeada Enfermeira 3ª Classe pela Portaria nº 6382 (D.O. de 06 de abril de 1944). Partiu, via aérea, para o Teatro de Operações na Itália em front em 16 de agosto de 1944, com o 6º Grupo desembarcando em Nápoles.

No front serviu nos seguintes Hospitais de Sangue Norte-Americanos, na Itália, nas Enfermarias de Cirurgia dos: 38th Evacuation Hospital, em Cecina – S. Lucce, Pisa, Marzabotto, Parola e Salsomaggiore; no 7th Station Hospital, em Livorno; 32nd Field Hospital, Valdibura; 15th Evacuation Hospital, em Corvela e, por fim, 35nd Field Hospital em sparanise, em Nápoles, até o embarque de regresso no Navio James Parker em 03 de outubro de 1945.

Jacyra foi licenciada do serviço ativo do Exército a 15 de janeiro de 1946, no posto de Capitão R1, por tempo ativo de serviço. A Enfermeira recebeu as seguintes condecorações: Medalha de Guerra e Campanha – Exército Brasileiro; Bons Serviços – Cruz Vermelha Brasileira e Mascarenhas de Moraes – Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira.

.

Fonte:

VALADARES, Altamira Pereira. Álbum Biográfico das Febianas. Batatais – SP: Centro de Documentação Histórica do Brasil. 1976. 116p.

Colaborador:  Vanderley Santos Vieira, é Jornalista, especialista em Comunicação, Oficial R2 (Infantaria) do Exército Brasileiro, Tecnólogo em Administração de Empresas, Escritor, Pós-graduado em Planejamento Estratégico e possui o Curso de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Atualmente desempenha a função de Gerente em uma Multinacional, instrutor, Voluntário da Defesa Civil de Campo Grande – MS e Sócio Especial da ANVFEB/MS.

Possui as seguintes honrarias: Medalhas: de Serviço Amazônico; Mérito da Força Expedicionária Brasileira; Marechal Machado Lopes; Medalha Cruz da Paz; Marechal Cordeiro de Farias; Mérito da Força Expedicionária Brasileira da Câmara dos Vereadores de Campo Grande – MS; Mérito Legislativo de Campo Grande; Mérito Rondon – Academia de Estudo de Assuntos Históricos – MS e Distinção Emblema de Oro – Instituto Técnico “Promoción Profesional Del Ejército” Bolívia.


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

WordPress主题