Anjos de Branco – 2º Tenente Enfermeira Wanda Sofia Megewski

Praticamente é impossível mensurar o que sofreram os homens que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Todos foram submetidos a situações extremas como frio, fome, destruição, saudade da terra natal, medo da morte etc. Cada um a seu modo lutava contra um inimigo que, independente da farda, acreditavam na sua causa particular. Essa crença, muitas vezes, de forma intolerante, causou milhares de baixas civis e militares, que, consequentemente, lotavam os hospitais de campanha.

Neste ambiente tomado pela dor a esperança se fortalecia com atuação dos membros do Serviço de Saúde. Esperança essa personificada em pessoas como Wanda Sofia Magewsky, lotada em Clínica Médica, nos seguintes Hospitais de Sangue Norte-Americanos: 38th Evacuation, em Marzabotto e Parólla; 15th Evacuation Hospital, em Corvella e 16th Evacuation Hospital, em Pistóia.

Quando se diplomou no curso de Voluntária Socorrista da Cruz Vermelha Brasileira e no curso de Emergência de Enfermeiras da Reserva do Exército (CEERE), a Paranaense da cidade de Curitiba, filha de Branislau Majewsky e Anna Majewsky, talvez não tivesse noção do quanto seria exigida. Permaneceu à disposição da Força Expedicionária Brasileira de 19 de outubro de 1944 a 11 de junho de 1945.

Como voluntária Wanda entendia exatamente a importância do seu papel. O ato de licenciamento publicado na portaria 8.411, veio coroado com o reconhecimento do Exército Brasileiro, que por dever de justiça, condecorou a enfermeira com a Medalha de Campanha e a Medalha de Guerra.

Certamente, para qualquer militar ferido no front, a melhor sensação do mundo é ver que está sendo muito bem cuidado. Basta correr os olhos nas folhas de alterações de Wanda Sofia Magewsky, para termos certeza de que ela cumpriu seu dever.

 

Fonte de apoio de consulta:

VALADARES, Altamira Pereira. Álbum Biográfico das Febianas. Batatais – SP: Centro de Documentação Histórica do Brasil. 1976. 116p.

Colaborador:  Vanderley Santos Vieira, é Jornalista, especialista em Comunicação, Oficial R2 (Infantaria) do Exército Brasileiro, Tecnólogo em Administração de Empresas, Escritor, Pós-graduado em Planejamento Estratégico e possui o Curso de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Atualmente desempenha a função de Gerente em uma Multinacional, Voluntário da Defesa Civil de Campo Grande – MS e Sócio Especial da ANVFEB/MS.

Possui as seguintes honrarias: Medalhas: de Serviço Amazônico; Mérito da Força Expedicionária Brasileira; Marechal Machado Lopes; Medalha Cruz da Paz; Marechal Cordeiro de Farias; Mérito da Força Expedicionária Brasileira da Câmara dos Vereadores de Campo Grande – MS; Mérito Legislativo de Campo Grande e Mérito Rondon – Academia de Estudo de Assuntos Históricos – MS.


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

WordPress Themes