Anjos de Branco – 2º Tenente Enfermeira Maria José Aguiar

Ao todo 73 bravas mulheres enfermeiras brasileiras atuaram no Teatro de Operações de Guerra Europeu. A filha de Pio Alonso de Aguiar e Mariana Flora Aguiar, também embarcou para o front. Maria José Aguiar recebeu o comunicado oficial através da portaria nº 6.382, convocando-a para aplicar seus conhecimentos adquiridos no Curso de Voluntária Socorrista e no Curso de Emergência de Enfermeiras da Reserva do Exército (CEERE).

No dia 9 de agosto de 1944, Maria José, partiu, via aérea, rumo ao solo italiano, junto com 4º Grupo. Ao chegar à Nápoles, a única informação precisa sobre sua atuação na guerra – dado este levantado por outra enfermeira (Altamira Pereira) – é de que Maria José, serviu no Hospital de Sangue Norte-Americano – 38th Evacuation Hospital, em Cecina (Santa Lucce) e Pisa. Durante a pesquisa as folhas de alterações não foram cedidas.

Nascida no Estado do Rio Grande do Sul, a veterana Maria José Aguiar, regressou ao Brasil no dia 09 de junho de 1945, para ser licenciada pela Portaria 8.411, publicada no Diário Oficial. Maria, Como todas as outras enfermeiras da Força Expedicionária Brasileira, teve o devido reconhecimento do Exército pelos relevantes serviços prestados, com a condecoração da Medalha de Guerra e Medalha de Campanha.

 

Fonte:

VALADARES, Altamira Pereira. Álbum Biográfico das Febianas. Batatais – SP: Centro de Documentação Histórica do Brasil. 1976. 116p.

Colaborador:  Vanderley Santos Vieira, é Jornalista, especialista em Comunicação, Oficial R2 (Infantaria) do Exército Brasileiro, Tecnólogo em Administração de Empresas, Escritor, Pós-graduado em Planejamento Estratégico e possui o Curso de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Atualmente desempenha a função de Gerente em uma Multinacional, Voluntário da Defesa Civil de Campo Grande – MS e Sócio Especial da ANVFEB/MS.

Possui as seguintes honrarias: Medalhas: de Serviço Amazônico; Mérito da Força Expedicionária Brasileira; Marechal Machado Lopes; Medalha Cruz da Paz; Marechal Cordeiro de Farias; Mérito da Força Expedicionária Brasileira da Câmara dos Vereadores de Campo Grande – MS Mérito Legislativo de Campo Grande e Mérito Rondon – Academia de Estudo de Assuntos Históricos – MS.

E-mail: vandsav@hotmail.com


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Themes