Anjos de Branco – 2º Tenente Enfermeira Maria Belém Landi

Era dia 22 de Abril de 1944, quando Maria Belém Landi, recebeu o comunicado oficial através da portaria nº 6382, convocando-a para, aplicar no Teatro de Operações no front Italiano, seus conhecimentos adquiridos no Curso de Enfermagem Samaritana e no Curso de Emergência de Enfermeiras da Reserva do Exército (CEERE).

Maria Belém cruzou, via aérea, o oceano atlântico rumo ao solo italiano, junto com 8º Grupo, exatamente no dia 23 de agosto de 1944. Ao chegar à Nápoles foi classificada para servir em diversos Hospitais de Sangue Norte-Americanos sendo eles os seguintes: 38th Evacuation Hospital, em Cecina (Santa Lucce), Florença e Pisa; 24th General Hospital, em Marzabotto e Parola; 16th Evacuation Hospital, em Pistóia e 15th Evacuation Hospital, em Corvela. Suas atuações se dividiam entre Clínica Cirúrgica e Sala de Operações.

Nascida na capital do Estado do Rio de Janeiro, a Enfermeira Veterana Maria Belém Landi, é filha de Henrique Landi e Aurora Serafim Landi. Certamente o casal deve ter ficado orgulhoso na ocasião do retorno da enfermeira ao Brasil como heroína. Maria foi licenciada pela Portaria 8.411, publicada no Diário Oficial, mas não antes de ser reconhecida pelos relevantes serviços prestados. A materialização de sua conduta na Itália em forma de condecoração pelo Exército Brasileiro, com a Medalha de Guerra e Medalha de Campanha.

Altamira Pereira Valadares, também enfermeira veterana, expressou sua admiração pela amiga da seguinte forma: “Maria Belém deixou grande nome entre os médicos pela sua extraordinária capacidade de trabalho, de produção e competência técnica”.

Fonte:

VALADARES, Altamira Pereira. Álbum Biográfico das Febianas. Batatais – SP: Centro de Documentação Histórica do Brasil. 1976. 116p.

Colaborador:  Vanderley Santos Vieira, é Jornalista, especialista em Comunicação, Oficial R2 (Infantaria) do Exército Brasileiro, Tecnólogo em Administração de Empresas, Escritor, Pós-graduado em Planejamento Estratégico e possui o Curso de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Atualmente desempenha a função de Gerente em uma Multinacional, Voluntário da Defesa Civil de Campo Grande – MS e Sócio Especial da ANVFEB/MS.

Possui as seguintes honrarias: Medalhas: de Serviço Amazônico; Mérito da Força Expedicionária Brasileira; Marechal Machado Lopes; Medalha Cruz da Paz; Marechal Cordeiro de Farias; Mérito da Força Expedicionária Brasileira da Câmara dos Vereadores de Campo Grande – MS Mérito Legislativo de Campo Grande e Mérito Rondon – Academia de Estudo de Assuntos Históricos – MS.

E-mail: vandsav@hotmail.com


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Premium WordPress Themes