Anjos de Branco – 2º Tenente Enfermeira Elita Marinho

          

  Natural do Estado de Rio Grande do Norte, a Enfermeira Veterana Elita Marinho, é filha de Eusofrini José Marinho e Maria Marinho. A nordestina foi Voluntária Socorrista da Cruz Vermelha Brasileira no Estado do Rio de Janeiro e diplomada no Curso de Emergência de Enfermeiras da Reserva do Exército (CEERE).

A portaria nº 6310 nomeou Elita Marinho, na função de Enfermeira de 3ª Classe. O Diário Oficial oficializou a convocação para o teatro de operações na Itália no dia 22 de Abril de 1944. No dia 20 de Agosto, embarcou, via aérea, junta com o 7º Grupo rumo à Nápoles.

Após ser classificada para trabalhar nas Enfermarias de Clínica e Médica Cirúrgica, Elita Marinho serviu nos seguintes Hospitais de Sangue Norte-Americanos do front Italiano: 38th Evacuation Hospital, em Cecina (Santa Lucce), Florença e Pisa; 24th General Hospital, em Marzabotto e Parola; 16th Evacuation Hospital, em Pistóia concluindo sua missão no 15th Evacuation Hospital, em Corvella.

Regressou da Itália, no dia 09 de junho de 1945, e foi condecorada pelo Exército Brasileiro com a Medalha de Guerra e a Medalha de Campanha. Elita foi licenciada do Serviço Ativo do Exército pela Portaria 8411, publicada no Diário Oficial, no dia 23 de junho de 1945.

 

Fonte:

VALADARES, Altamira Pereira. Álbum Biográfico das Febianas. Batatais – SP: Centro de Documentação Histórica do Brasil. 1976. 116p.

Colaborador:  Vanderley Santos Vieira, é Jornalista, especialista em Comunicação, Oficial R2 (Infantaria) do Exército Brasileiro, Tecnólogo em Administração de Empresas, Escritor, Pós-graduado em Planejamento Estratégico e possui o Curso de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Atualmente desempenha a função de Gerente em uma Multinacional, instrutor, Voluntário da Defesa Civil de Campo Grande – MS e Sócio Especial da ANVFEB/MS.

Possui as seguintes honrarias: Medalhas: de Serviço Amazônico; Mérito da Força Expedicionária Brasileira; Marechal Machado Lopes; Medalha Cruz da Paz; Marechal Cordeiro de Farias; Mérito da Força Expedicionária Brasileira da Câmara dos Vereadores de Campo Grande – MS; Mérito Legislativo de Campo Grande; Mérito Rondon – Academia de Estudo de Assuntos Históricos – MS e Distinção Emblema de Oro – Instituto Técnico “Promoción Profesional Del Ejército” Bolívia.


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

WordPress主题