Alunos aprendem sobre a FEB durante a pandemia

O professor Fabio Tangamandápio, de Educação Física, preparou aulas online especiais durante o período de pandemia, alternando atividades físicas com a fabricação de jogos e conhecimento de brincadeiras regionais aos alunos da EMEF Eugênio Santos de Tatuí (SP).

Ele planejou ensinar aos alunos uma rampa de precisão em que se lança tampinhas de garrafa, inspirado na famosa imagem do soldado Francisco de Paula, carregando o canhão de 105 mm durante a Campanha da Força Expedicionária Brasileira na Itália.

francisco de paula febReprodução: A famosa imagem do soldado Francisco de Paula foi a inspiração para a atividade. O desafio inicial foi abordar o tema pela primeira vez para um público-alvo entre 06 a 12 anos

Reprodução: Monumento aos heróis da FEB de Tatuí (SP)

Tangamandápio primeiramente editou um vídeo introdutório explorando uma linguagem adequada aos alunos, explorando o heroísmo dos heróis febianos locais, criando um laço de identidade com as crianças. Em seguida publicou o segundo vídeo, explicando como fabricar e brincar com o brinquedo.

Confira com exclusividade as duas vídeo aulas AQUI e AQUI

As aulas foram postadas em uma plataforma de ensino da Prefeitura Municipal de Tatuí (SP) e os alunos terão acesso à partir de amanhã, no dia 07 de Setembro, Independência do Brasil. O professor Fábio Tangamandápio usou como material de auxílio a Canção do Expedicionário, a música Smoking Snakes da banda sueca Sabaton e seu arquivo pessoal.

O grande desafio para os professores durante as aulas na pandemia é adaptar o material com a nova realidade, explorando ferramentas de edição de vídeo – muitas vezes pela primeira vez – sobrecarregando ainda mais a dura realidade dos professores no país.

tampinhasReprodução: Os alunos reproduziram um lançador de tampinhas, inspirado nas peças de Artilharia da Força Expedicionária Brasileira

Apesar de não ser historiador, o professor Fábio Tangamandápio é um grande entusiasta da FEB e levou o expedicionário Victório Nalesso de Itapetininga para conhecer a escola e recebeu uma grande homenagem dos alunos e professores em 2019.

Créditos: Fábio Tangamandápio


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Premium WordPress Themes