A Força Expedicionária Brasileira e a Segunda Guerra Mundial

Apresentação

Esta obra contém comunicações apresentadas no II Seminário de Estudos sobre a Força Expedicionária Brasileira – II SESFEB, ocorrido nos dias 2 e 3 de junho de 2011 nas dependências do Museu do Expedicionário (MEXP), pertencente à Legião Paranaense do Expedicionário (LPE) – Curitiba/PR. São trabalhos sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. O colaborador principal e editor é o CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE HISTÓRIA MILITA DO EXÉRCITO (CEPHiMEx), na pessoa do Cel R1 Cláudio Skora Rosty – Chefe da Seção de Divulgação e Publicação e deste Chefe do CEPHiMEx, General-de-Brigada R1 Márcio Tadeu Bettega Bergo.

Organização esta sediada no Palacete Laguna, rua Gen Canabarro, 731 – CEP 20271 240 – Maracanã – Rio de Janeiro/RJ, subordinada à DIRETORIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO EXÉRCITO (DPHCEx) e este ao DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO (DECEx).

O objetivo do encontro foi reunir professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema para expor e discutir os resultados de suas avaliações sobre nossa tropa em atuação no teatro de operações europeu. Este evento pretendeu, ainda, dar continuidade aos trabalhos realizados pelo I SESFEB, ocorrido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ocorrido em junho de 2009.

A organização do evento esteve a cargo da Universidade Federal do Paraná, por intermédio do seu Departamento de História (DEHIS/UFPR), na pessoas do Prof. Dr. Dennison de Oliveira; da Universidade de Londrina (UEL) e da Legião Paranaense do Expedicionário (LPE). Contou com recursos do Programa de Apoio a Eventos no País da Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e Cultura (CAPES/MEC), bem como dos programas de pós graduação em História da UFPR e da UEL.

A Comissão Organizadora foi composta pelo Prof. Dr. Dennison de Oliveira (presidente) da Universidade Federal do Paraná, pelo Prof. Dr. Francisco César Alves Ferraz da Universidade Estadual de Londrina (UEL), pelo Prof. Dr. Cesar Campiani Maximiano do Núcleo de Política, História e Cultura – POLITHICULT/PUC-SP e pelo Prof. Dr. Uri Rosemheck da Emory University (USA).

O II SESFEB contou com diversas conferências, sessões de comunicação de pesquisa, exibição de filmes e intensas rodadas de debates e discussões sobre o estágio presente e as perspectivas futuras dos estudos sobre a FEB, bem como a preservação dos acervos documentais e bibliográficos relativos à participação do Brasil naquele conflito.

Em seu encerramento, ficou estabelecido que o III SESFEB será realizado na PUC-São Paulo, sob os auspícios do Núcleo da POLITHICULT, em junho de 2013.

Pode-se, desta forma, considerar a história da Força Expedicionária Brasileira e da presença de nosso País na Segunda Guerra Mundial como um campo de estudos acadêmicos plenamente consolidados no Brasil atual. Os organizadores e participantes do II SESFEB pordem, com justiça, considerar-se impulsores desse esforço de consolidação. É grande a esperança de, na continuidade, se colherem ainda muitos frutos dessa profícua fonte.

GENERAL-DE-BRIGADA R1 MÁRCIO TADEU BETTEGA BERGO

Chefe do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército ( CEPHiMEx).

Conteúdo disponível para todos interessados  AQUI


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Theme