A Cobra vai fumar!

Embarque para a ItáliaEm fins de 1944 chegou à Itália o primeiro escalão, de um total de cinco que somaram 25 mil expedicionários brasileiros, que tinham como missão romper a “Linha Gotica” que se constituía na ultima defesa nazista na Itália antes de se entrar em território alemão! Para aqueles que julgaram ser mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil ir à guerra, não tardou para que os Brasileiros entrassem em ação obtendo seu batismo de fogo libertando as cidades de Massarosa, Camaiore e Monte Prano, tendo a seguir combatido nos Apeninos e sofrido com os rigores do inverno.

Apesar da inexperiência e dificuldades, cumpriram com cada missão que lhes foram atribuídas como unidade integrante ao IV Corpo do V Exército norte-americano, atuando através da Linha Gótica e Apeninos.

Em monte Castelo os “pracinhas” (como eram chamados os soldados brasileiros) enfrentaram mais do que as “lurdinhas” dos “tedescos” (como eram chamadas as metralhadoras MG.42 e os alemães, respectivamente), uma vez que o inverno vieram com rigor. As três tentativas de se tomar a posição alemã em Monte Castelo, realizadas em dezembro de 1944 fracassaram porém, com o fim do rígido inverno os brasileiros mais uma vez tentaram o feito, o que foi conseguido em fevereiro.

FABPorém a atuação brasileira no conflito não se limitou ao envio de soldados à Itália, uma vez que também foram enviados uma esquadrilha de observação (a 1º ELO) encarregada em prestar apoio à artilharia expedicionária da FEB; e ainda, um Esquadrão de Caças da FAB (1ºGAvC) que voou com os caças-bombardeiro P.47D Thunderbolt no TO Italiano. No Atlântico Sul, a partir de meados de 1943 cada vez mais a proteção aos comboios aliados era repassada à Marinha do Brasil, que contou com apoio de unidades de patrulha da FAB, que registraram inúmeros ataques contra os submersíveis do Eixo e ainda, o afundamento do U.199 por um Catalina comandado pelo Tenente Torres, que posteriormente se tornaria veterano na campanha do 1ºGAvC na Itália, somando 99 missões de combate em missões de ataque ao solo e bombardeio.

Colaborador: Anderson Luiz Salafia

Licenciado em História pela UNISA.


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

4 comentários

  1. maurrice coutinho werner /

    quero trazer honra para meu que e cobra fumando

  2. maurrice coutinho werner /

    quero trazer honra para meu pai que e cobra fumando

Trackbacks/Pingbacks

  1. ★FABr | Mais uma parceria! - […]   A cobra vai fumar […]
  2. ★FABr | FABr, GUARA, ROTA e TBF UNIDOS EM UMA SÓ CAUSA - […] A cobra vai fumar […]

Deixar um comentário

Premium WordPress Themes