A cidade de Manaus na Segunda Guerra – Monografia UNISUL

Monografia para a conclusão do curso de especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

A cidade de Manaus na Segunda Guerra – Onde estão os inimigos?

Luiz Henrique Barreto de Moura Costa*

Orientadora: Profa. Dra. Leonora Dahse Nunes

O trabalho versa sobre o impacto da guerra na cidade de Manaus, o caráter dos anúncios cinematográficos nos cinemas da cidade antes e depois do Brasil declarar guerra ao Eixo, e as perseguições que os imigrantes japoneses, alemães e italianos sofreram pela população local quando instalou-se o estado de beligerância.
 Recorte de jornal da época e está inserido no trabalho.

A pesquisa analisa, no contexto da Segunda Guerra Mundial, o impacto do conflito em Manaus. Passando pelas mudanças no cotidiano da cidade e nas relações socioeconômicas da região, temos como cerne do trabalho o processo de construção da figura do inimigo na cidade, e, a partir dessa configuração, as modificações nas vidas dos integrantes de comunidades estrangeiras aqui presentes que sofreram represálias por parte do governo brasileiro e da população local. Através de jornais publicados de 1942 a 1944, dos anúncios de filmes e cinejornais exibidos nas salas de cinema em Manaus, fazemos uma análise do discurso que motivou algumas camadas da população a saírem às ruas em protestos, perseguições e quebra-quebras. Também se analisam os motivos e as intenções das vozes que lideraram as multidões. As memórias dessas outras vítimas da guerra e dos memorialistas que viram as ruas de Manaus inflarem-se de sentimento belicoso e registraram tais eventos tão singulares, propiciam uma reflexão sobre experiências individuais que representaram culturas únicas integrando uma coletividade em meio à guerra. Nessa pesquisa, estudamos as reverberações da guerra no cotidiano manauara.

Palavras-chave: Guerra. Cinema. Imaginário. Manaus.

 Clique AQUI e faça o download completo da monografia
*Professor de História pela UFAM
Especialista em História Militar pela UNISUL
Mestrando em Sociologia pela UFAM

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. isalete leal /

    Parabéns pelo trabalho.
    Essa parte da nossa história muitos não conhecem.
    Com o seu trabalho e nosso compartilhamento mais conhecimento espalhamos.
    Obrigada por compartilhar seu trabalho!

Deixar um comentário

WordPress主题