90 Anos do Cel Amerino Raposo Filho – Artilheiro da FEB

90 Anos do Cel Amerino Raposo Filho – Artilheiro da FEB oriundo da EMR -Turma 1943. Seu Grupo disparou o Último Tiro da Artilharia Brasileira na Italia, em 29 abr 1945

20 de janeiro de 2012 – uma data festiva para os Veteranos da FEB. No Rio de Janeiro o Cel Amerino comemora seus 90 anos cercado das manifestações de carinho da familia e de tantos companheiros, mesmo os distantes reunidos numa corrente invisivel para sauda-lo com votos de muita saude e realizações, ele que continua lutando pela causa FEBiana, como vemos nas fotos recentes na Casa da FEB, onde realizou em dezembro de 2011 magnifica e informativa palestra entretendo os presentes por duas horas, descrevendo suas vivencias com riqueza de detalhes somente possivel por quem viveu aquela epoca, como a recepcao aos brasileiros ao longo da entrada de Bombiana, ja ao final da guerra, saudados como os Liberatori.
O entao Ten Amerino foi o comandante da Linha de Fogo da 2a. Bateria do III GO 105, do Cap Walmicki Ericksen, que cumpriu a derradeira missao de combate da Artilharia Divisionaria da FEB, disparando o ultimo tiro na Italia, em apoio de fogo na região de Collechio/Fornovo ao cerco e rendição da 148ª. Divisão de Infantaria alemã e da Divisão Bersaglieri italiana, evento este ate hoje comemorado no atual aquartelamento do Grupo Bandeirante de Barueri-SP a cada 29 de abril.
Atual VP do CEBRES o Cel Amerino, da Turma de 1943 da Escola Militar do Realengo, foi voluntario para a FEB, possuindo 16 condecoracoes, inclusive a Cruz de Combate, e na FEB tirou o curso de Esquiador e Alpinista junto a Mountain School – 10th Mountain Division/Vth USA Army.

Parabens, Cel AMERINO, seus companheiros, amigos e admiradores da Casa da FEB saudam efusivamente o Bravo Artilheiro da FEB, que nos campos da Italia honrou as gloriosas tradicoes de Caxias e Mallett  !!!
Israel Blajberg
(CPOR/RJ, Artilharia 1965)
Diretor de RP – Casa da FEB

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

4 comentários

  1. os alemaes estavam cercados o senhor general mascarenhas deu o ultimatum pros alemaes se renderem , se naum abriria fogo de artilharia sobre eles.os alemaes sabiam reconhecer quando era a artilharia brasileira que abria fogo pois sua precisao era temida .conclusao 9 divisoes alemas com 3 italianas se renderam que maravilha era o fim da guerra no front sul da europa :D

  2. Christopher Lee Wigner /

    Verdadeiro herói Brasileiro … Hurra!!! Hurra!!! Hurra !!!
    Quem me dera algumas horas de conversa com este ícone da FEB.

  3. CARLOS BIANCHINI PONTES /

    INFELIZMENTE, HERÓIS COMO ESTE, NÃO SÃO VALORIZADOS ATUALMENTE NO BRASIL, ESTA EM VOGA ACLAMAÇÃO Á ASSALTANTES DE BANCOS, GERRILHEIROS Á SERVIÇO DE CUBA, ASSASSINOS DE PESSOAS INOCENTES DE ANOS ATRAS, Á ÉPOCA DA DITADURA, COMO SE NAQUELA ÉPOCA ESTES ATOS NÃO ERAM CRIMES. ESTE BRASILEIRO, O CEL ALMERINO LUTOU CONTRA O NAZISMO, COLOCANDO SUA VIDA EM RISCO, POR UMA IDEOLOGIA, POR SUA FORMAÇÃO, POR AMOR A SUA PÁTRIA, QUE É O BRASIL, PARABÉNS, PELA SUA DIGNIDADE, O BRASIL AGRADECE, ATT BIANCHINI

  4. Placidino Guerrieri Brigagão /

    Cumprimentos efusivos ao eminente e corajoso Coronel Amerino Raposo Filho. Com muita satisfação, fui seu Dentista. Tive a grata alegria de sorver dele parte de sua história que é a história da gloriosa FEB. Minha reverência a este notável brasileiro que todos devem glorificar e à sua atuação na Segunda Guerra. Parabéns pelos seus 90 anos.
    Abraço forte, Coronel Amerino

Trackbacks/Pingbacks

  1. O marginal e o herói « Direitas Já! - [...] de uma corrente do Facebook. Informações sobre o veterano da FEB podem ser conferidas no Portal da FEB. Share this:TwitterFacebookGostar …
  2. O marginal e o herói | Direitas Já! - […] Replicado de uma corrente do Facebook. Informações sobre o veterano da FEB podem ser conferidas no Portal da FEB. […]

Deixar um comentário

WordPress主题