70 anos do desembarque Brasileiro na Itália

O dia 16 de julho é muito significativo para a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – ANVFEB, cuja sede situa-se na Rua das MArrecas, onde no térreo um Museu recorda as glorias dos brasileiros que em 1944, há exatos 70 anos desembarcaram em Napoles na Itália para ajudar a combater o nazi-fascimo, junto com os demais 18 paises aliados, incorporados ao V Exercito dos EUA, sob o comando dos Generais MArk Clark e Mascarenhas de Moraes.

No mesmo dia comemoraram-se tambem os 51 anos de Fundação da ANVFEB em 1963, e os 38 anos da Inauguração do Prédio da Casa da FEB, em 1976.

Poucos veteranos ainda estao entre nos, todos com mais de 90 anos, como o Tenente Dr Israel Rosenthal, Presidente do Conselho Deliberativo da Associação, que fez a abertura da Sessão Solene, a qual incluiu a abertura e premiação do I Salão de Artes Plásticas da Casa da FEB, e Outorga da Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, aos agraciados que a ela fizeram jus, pela colaboração prestada à preservação da memoria da FEB e a Associação de Veteranos.

A associação é presidida pelo General Marcio Rosendo de Melo, ele mesmo filho de um ex-combatente, pois nao há mais veteranos que possam ocupar cargos, devido à idade avançada.

Foi proferida uma palestra sobre O Sentimento Imortal de Coragem e Humanidade do Soldado Brasileiro, pelo General Augusto HELENO Ribeiro Pereira, que fez um paralelo entre os pracinhas da FEB e os soldados que hoje participam das missoes de paz da ONU, como a atual no Haiti.

Como de praxe, a sessao solene foi encerrada pelo canto da “Canção do Expedicionário”, e a homenagem aos Veteranos da FEB já falecidos, com o Toque de silêncio.

.

Assessoria de Comunicação Social
Israel Blajberg
19 jul 2014
anvfeb@uol.com.br

Credito Fotos
Assessoria de Comunicação Social – Casa da FEB
Centro de Documentação e Pesquisa – Casa da FEB
Cel Salli Szanjferber
Cel Germano Seidl Vidal


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. roque maciel de almeida /

    Procuro por José Rodruigues Fontes, artilheiro nesta época na foto não me foi possível identificar pois esta muito pequena, será que existem nomes nesta foto?
    Grato, Roque Canela RS.

Deixar um comentário

Premium WordPress Themes