7º. Encontro FEBiano

Sessão Solene da ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL AHIMTB/RIO – Marechal João Baptista de Mattos

Evento realizado em 20 de Outubro na Associação Nacional dos Veteranos da FEB  o 7º. Encontro FEBiano, com a Posse do Coronel Aviador Manoel Cambeses na Academia de Historia Militar terrestre do Brasil, o qual foi recebido em nome do Colégio Acadêmico pelo Gen Ex Paulo Cesar de Castro. O empossado pronunciou conferencia detalhando suas pesquisas sobre a Historia da Infantaria da Aeronáutica.

A cerimônia iniciou-se com o Toque de Presença de Ex-Combatente e Hino Nacional Brasileiro com o Auditório da Casa da FEB na Rua das Marrecas vivendo um dia histórico, revestindo-se de especial significado, pois alem dos méritos do empossado, marcou ainda os 80 anos do Presidente da FAHIMTB, Cel Claudio Moreira BENTO, completados ontem, 19 out, tendo o mesmo recebido uma mensagem e uma lembrança dos Acadêmicos do Rio de Janeiro.

Foi também a primeira sessão realizada apos a instalação da  AHIMTB/RIO em 25 ago ultimo – Dia do Soldado, sucedendo a antiga Delegacia, ambas sob o nome honrado do soldado exemplar e educador dedicado, Marechal João Baptista de Mattos.

Entre os presentes encontravam-se veteranos, como o Cap Osias Machado do Senta-a-Pua, Maj Antonio Andre, Diretor de Patrimônio da Casa da FEB, colegas de turma do empossado, como os Brigadeiros Walacir Cheriagate, Wilmar Terroso, Paulo Hortensio, Emilio Catramby, familiares, Acadêmicos da AHIMTB e amigos da Casa da FEB, como o sobrevivente da 2a. Guerra Mundial, Sr. Aleksander Henrik Laks, o Presidente da Association Francaise des Ancien Combattants, Comte. Roland Melo, Presidente da SPK – Veteranos Poloneses, Cap Ignacy Felczak, Gen Geraldo Nery, do Conselho Editorial da BIBLIEX, Cel Germano Américo, Diretor do Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, Cel Carlos Alberto Naccer, da DPHCEX, Sr Luiz Carlos Pereira Coelho, diretor da Folha Militar, professores, estudantes e colaboradores da Casa da FEB.

A Mesa foi composta  pelo Presidente do Conselho Deliberativo da ANVFEB, Ten Dr Israel Rosenthal, Presidente da Federação das AHIMTBs, Cel Claudio Moreira BENTO, Acadêmico Emérito e Orador que recebeu o novo Confrade, General de Exercito Paulo Cesar de CASTRO, pelo empossado, Cel Manoel CAMBESES Junior e pelo Presidente da AHIMTB/Rio, Eng Israel Blajberg.

A leitura da Oração de Abertura de Sessão foi procedida pelo Acadêmico Cel de Artilharia Cesar Lacerda. O Prof Aimone Camardella, que será empossado no mês  de dezembro, no Salão Nobre da Congregação da antiga Escola Polytechnica do Largo de São Francisco, sucessora da Academia Real Militar, apresentou um poema de sua autoria homenageando o Cel Bento pelos seus 80 anos.

Uma vez empossado, o Cel Cambeses recebeu a Insígnia da Academia, conforme a tradição, de sua esposa e filhos. O encerramento deu-se com o publico de pé prestando uma homenagem a todos companheiros Veteranos da FEB já falecidos, com alguns momentos de reflexão e silêncio, seguindo-se a confraternização no Salão Nobre e o Parabéns com um Bolo de Aniversario de 80 anos do Presidente Cel Bento.

A AHIMTB foi Fundada em Resende, em 1º. de março de 1996 e Instalada no Rio de Janeiro, em 25 de agosto de 2011- Dia do Soldado, na Casa da FEB.

Créditos das Fotos - Com. Social da Casa da FEB – Katya, Thais e Bruno

Eng Israel Blajberg

Diretor de Comunicação Social

Casa da FEB


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

WordPress Blog