2º Tenente Enfermeira Carlota Mello

Filiação: Emílio Mello e Guilhermina Ferreira dos Santos.

Nasceu a 12.10.1914 em Salinas – Minas Gerais

Curso de Enfermagem: Voluntária Socorrista – Cruz Vermelha e “CEERE”-4ª RM

Nomeada Enfermeira de 3ª Classe Portaria nº 6.865 de 24.07.1914.

Convocada para o “SAE” Portaria nº 7.018 de 09.08.1944.

Partiu no 14º Grupo em 19.10.1944, destino Nápoles (via aérea).

Regressou em 15.06.1945-6º Grupo (via aérea).

Serviu só em um Hospital de Sangue, durante toda a guerra, no Front Italiano: 45th General Hospital, em Nápoles.

Classificada na Enfermaria de: Clínica Cirúrgica.

Licenciada pela Portaria nº 8.473, de 13.07.1945.

Condecorações: Medalhas de Guerra, Campanha do Exército e Medalha de Bons Serviços da Cruz Vermelha Brasileira.

 

FOLHA DE ALTERAÇÃO

 

ANEXA AO 45th GENERAL HOSPITAL NÁPOLES – GUARNIÇÃO
(OPERAÇÕES NA ITÁLIA).

ALTERAÇÕES.

JANEIRO - A 7,de acordo com o item VI do Boletim Int. nº I, fez juz ao agradecimento e louvor do Ten. Cel. Med. Dr Augusto Sette Ramalho, que ao deixar a Chefia desta secção assim se expressou: “As Enfermeiras Brasileiras que serviram sob minha direção agradeço a dedicação e carinho para com os nossos doentes e os doentes americanos. No exercício de suas funções se mostraram inexcedíveis, dando um belo exemplo de quanto vale a mulher brasileira nas horas em que se lhe exige todo o esforço e patriotismo.

Abril - A 16, de acordo com o Item IV, do Bol. Int. nº 99, o Ten. Cel. Med. Dr Augusto Sette Ramalho. ao deixar a Chefia desta Secção, bem como este Teatro de Operações, retornando ao Brasil, assim se expressou a seu respeito:

“A 2ª Enfermeira CARLOTA MELLO, foi elemento de grande valia nesta Secção. Revelou-se junto aos seus doentes, mostrando-se sempre cuidadora nos seus deveres, pontual e eficiente. Soube conquistar a estima de seus Chefes e de todos que a tiveram como companheira de trabalho, impondo-se a estima de todos também pela sua conduta irrepreensível.

JUNHO - A 7, o Item V do Bol. Int. nº 152 publicou que de acordo com a ordem do Exmo. Sr. General Comandante do 1º Escalão da FEB , deve regressar ao Brasil por via aérea. Em consequência é desligada do estado efetivo desta Secção.

A 8 o Item II do Bol. Int. nº153, publicou a sua apresentação a esta Chefia, em virtude do seu desligamento. Ainda nesta data, fez jus ao seguinte

AGRADECIMENTO E LOUVOR do Chefe desta Secção, publicado no Bol. Int. nº 153 Item III e nos seguintes termos:

Feito pelo Sr. Chefe da Clinica Cirúrgica, em parte s/nº.

Ao deixar a Enfermaria P-5 do 45th.

General Hospital, cumpro com o grato dever de agradecer a eficiência e permanente colaboração prestada pela 2º Ten. Enfermeira Carlota Melo que muito fez pelos nossos pacientes lá internados. Considero altamente elogiável a conduta que sempre primou em exibir e a dedicação com que se empenhou em cooperação ao nosso dever comum: o tratamento dos nossos feridos, que a elas muito ficaram a dever e, acredito também a Secção Brasileira de Cirurgia anexa ao 45th General Hospital.

A 10 o Item IV do Boletim Int. nº 155, publicou o seguinte

AGRADECIMENTO e LOUVOR do Chefe Secção: Tendo a Enfermeira CARLOTA MELLO deixado esta SBH. para regressar ao Brasil, tenho a satis fação de externar os meus agradecimentos pela valiosa colaboração prestadadurante o tempo de serviço neste Teatro de Operações. O zelo e dedicação constantes, os cuidados com os doentes, a conduta correta, demonstrando o justo valor que possui, conquistando o direito de ser admirada por todos e de todos merecer calorosos aplausos.”

Aos 98 anos essa HEROÍNA, mulher determinada, de lindos olhos azuis, continua nos encantando com sua lucidez. Participa das Convenções anuais dos Veteranos da FEB bem como de atividades junto à Associação em Belo Horizonte.


Monumento ao Pracinha em São João Del Rei, durante comemoração da conquista em Montese, 2004.

Colaboradora: Maria do Socorro Sampaio M. de Barros. Filha da Cap Enf. da FEB ARACY ARNAUD SAMPAIO.

É Psicóloga, membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – DF ( AHIMTB ), Coordenadora de Ação Social UNIPAZ-DF, membro da Ordem Franciscana Secular ( OFS ).

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

4 comentários

  1. A Ten Carlota é das pessoas mais amáveis que conheço. Exemplo de coragem, pioneirismo e candura.

  2. luis ferreira /

    Excelentes informacoes. Deixa-me mais orgulhoso de ser Brasileiro. Parabens a todos voces que organizaram este website.

  3. Aldo Matos Melo /

    Parabenizo a minha tia Carlota Mello que nesta semana completou 104 anos de vida. É a nossa heroína da 2a.guerra mundial.

  4. carlota mello um ser humano expectacular,a qual tem toda miha admiração.

Deixar um comentário

WordPress主题