19º Encontro encerra o II Ciclo de Encontros FEBianos 2012

O Brasil na 2ª. Guerra Mundial – Visão de uma Artista e Fotógrafa

Eliane Velozo veio especialmente de Belo Horizonte para palestrar no Monumento aos Pracinhas, sobre sua viagem a Itália, onde refez o percurso de seu pai, que participou da Força Expedicionária Brasileira – FEB em operações de guerra na Itália – 1944/1945.

Da Italia seguiu para a Polonia, Amsterdam, onde entregou uma flor e uma mensagem para Anne Frank, nas mãos da Curadora. Em Roterdam registrou as luzes no chão que marcam o local onde as bombas explodiram.

Como artista plastica e fotografa, retratou arvores, pedras, monumentos, atribuindo a cada um forte capital simbolico emocionando-se nos campos de concentração e ao ter contato com monumentos às atrocidades cometidas e às lutas libertárias.

Eliane Velozo enaltece a possibilidade da paz, partilhando a dor, o espanto, e a recriação da fraternidade, expondo fotografia, textos, mapas, rotas e vídeos.

Eliane é de Lajedo – PE, formada em Comunicação Visual (UFPE) e Mestra em Belas Artes (Univ. de Illinois, em Chicago-EUA). Já expôs em várias capitais do Brasil, em Lisboa e Porto (Portugal), Cidade Velha (Cabo Verde), e no Texas, St. Louis e Chicago (EUA).

Além da propria Eliane havia mais alguns filhos de veteranos presentes, que se emocionaram ao ouvir seu relato, como o Gen Rosendo, Presidente da Casa da FEB, Gen Abreu, Comandante da Vila Militar, e Cel Seixas Duarte, Secretario da Casa da FEB.

Na ocasiao, a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes foi conferida ao Gen Div José Alberto da Costa Abreu, filho de FEBiano, e atual Comandante da 1ª. DE – Div Mascarenhas de Moraes, que ostenta o galardão da FEB, e ao  Cel Med Dr Rogerio Pedroti,  sub-diretor do HCE, que atende com elevada dedicação a todos os nossos veteranos.

Procedeu-se ainda a cerimonia de Entrega da Premiação aos 3 Primeiros Colocados

I Concurso de Monografias sobre a Força Expedicionária Brasileira – FEB, Prêmio Marechal Mascarenhas de Moraes. A Comissão Julgadora do Concurso, presidida pelo Gen Marcio Rosendo de Melo e composta pelos Diretores Prof Israel Blajberg, Prof João Henrique Barone e Vet Israel Rosenthal resolveu declarar vencedores do Concurso aos candidatos

PRIMEIRO colocado: Cadete Marcio Bruno Tavares Alves – AMAN – TREINAMENTO E COMBATE DOS PELOTÕES DE INFANTARIA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL,

SEGUNDO colocado: Cadete Mauricio Leandro do Amaral Medina – AMAN – PREPARAÇÃO E EMPREGO DOS PELOTÕES DE INFANTARIA DA FEB,

TERCEIRO colocado: Cadete André Werneck Serano Carvalho – AMAN – LIDERANÇA DOS MILITARES DE INFANTARIA BRASILEIROS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Os premiados recebem uma importância em espécie, terão seu  trabalho publicado, serão condecorados com a “Medalha do Mérito Febiano” e os certificados da premiação correspondente, com assinatura do Presidente da ANVFEB e da Comissão Julgadora, para efeito de título de valor intelectual, e 01 (um) exemplar do Livro CRUZEIRO DO SUL, prêmios oferecidos sob o elevado patrocino da empresa TECNOLACH, de Curitiba-PR, por seu Diretor Dr Breno Amorim, também Conselheiro da Casa da FEB:

Foi realizada a seguir a Despedida do Diretor do MNMSGM Cel Germano Americo dos Santos pela CASA DA FEB, com expressivo reconhecimento de todos os seus integrantes, Veteranos da FEB e Diretoria, ressaltando a importância do trabalho realizado pelo Cel Germano Americo a frente do Monumento nestes 2 anos, salientando a sua capacidade de construir, preservar e divulgar a memoria viva da nossa historia FEBiana e fidalgo relacionamento com todos que tem a honra de ter convivido com este militar de escol, com o Vet Ten Dalvaro fazendo entrega de uma lembrança da ANVFEB ao homenageado.

Assim, encerou-se com chave de ouro o II Ciclo de Encontros FEBianos – 2012, tendo sido realizados 19 Encontros nestes 2 anos.

Com Social – Casa da FEB

Texo – Prof Israel

Fotos – Erika – CFEB e Sgt Santos – MNM2GM


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Themes