190 Anos de Independência – Desfile Cívico Militar no Rio de Janeiro

190 Anos de Independência

1822. Anoitecia o 20 de agosto. José Bonifácio, o Patriarca da Independência, da Tribuna do Grande Oriente do Brasil na Rua do Lavradio conclamou os maçons e a sociedade – era chegado o momento.

Logo depois no 7 set D Pedro I declarou o Brasil emancipado de uma vez por todas de Portugal.

“Se todos quisermos – dizia-nos Tiradentes, aquele herói enlouquecido de esperança – poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la.” Assim falou Tancredo Neves.

7 set 2012 – Desfile Civico-Militar do Dia da Independência, no Rio de Janeiro.

A banda rompe a marcha, tropa marcando passo a retaguarda, Veteranos de todas as unidades e de todas as epocas, do CPOR a Brigada Pára-quedista, De Suez a São Domingos, da FEB aos Fuzileiros, Marinha, PE, coração bate mais forte, um dia nós mesmos estivemos aqui, eramos jovens soldados, os “happy few”, o “band of brothers” de que falava o filme …

Começa o Desfile, sirenes ligadas, farois acesos, flamulas e bandeirolas ondulando ao vento diante do Pantheon de Caxias. Apenas 4 veteranos da FEB, mais de 90 anos, os mais aplaudidos pela multidão.

No meia-lagarta o Veterano Major Antonio Andre conduz o Pavilhão Nacional, no jipão os Veteranos Israel Rosenthal, João Lansilotte e Nelson Moreira Botelho conduzem os estandartes da FEB e 1º. G Av Ca – Senta-a-Pua.

Brasil !

Missão Cumprida, até 2013 !!!

Nas fotos:

Veteranos citados, imagens da passagem dos veteranos em frente ao PAntheon (TV Brasil), Gen Ajax (Cmt EsAO), Vet Miguel Grinspan (Decano do 1º. BG), Ten Capella, Desembargador Egas Moniz de Aragao Daquer, Ten R/2 Reynaldo, Pereira e filho Yuri, Alex (CVMARJ e Casa da FEB), Vets Ward Ryan (EUA), Ron Lees (Reino Unido) e Charles Hombeeck (Belgica).

Na Tribuna de Honra: Pres Casa da FEB Gen Rosendo, Desembargador Francisco Horta, Dep Bolsonaro, representantes da Maçonaria.

Veteranos Franceses Allain, Jean Wittmer, Pierra Alban Lafargue Tournie. Vera Figueiredo (SOAMAR).

Viaturas CVMARJ em frente ao Amarelinho no tradicional encontro dos R/2 após o desfile.

Texto e fotos:
Israel Blajberg
Editor e Assessor de Imprensa e Divulgação

Casa da FEB – RIO

anvfeb@uol.com.br


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Weboy