Sessão Solene Comemorativa do 4º. Aniversário do CEPHiMEx

FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL

ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO DE JANEIRO

Marechal João Baptista de Mattos

Sessão Solene Comemorativa do 4º. Aniversário do CEPHiMEx

Na luminosa manhã de terça-feira, 25 de novembro de 2014, o Espaço Cultural Laguna viveu momentos  festivos e históricos, com a comemoração do aniversário do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército – CEPHiMEx, no tradicional Palacete da Rua General Canabarro no –  Maracanã –  Rio de Janeiro, testemunha de tantos notáveis acontecimentos do Império e da República.

Após a formatura militar onde o Chefe do CEPHIMEX Gen Bergo relatou os trabalhos desenvolvidos nos 4 primeiros anos de atuação da entidade, e entrega de credenciais aos novos pesquisadores associados, ocorreu a Sessão da Academia, quando se efetivou formalmente a Posse do 1º. Presidente de Honra da  AHIMTB/RIO,  Gen Ex Francisco Carlos Modesto, investido no Titulo Acadêmico outorgado nos termos do Estatuto em vigor, concedido ao Comandante Militar do Leste, o qual foi recebido em nome do Colégio Acadêmico pelo Presidente da FAHIMTB Cel Claudio Moreira Bento.

Seguiu-se a posse do Cel Antonio FERREIRA Sobrinho, Pesquisador do CEPHIMEX, 1º. Titular da Cadeira Especial Marechal Odilio Denys, o qual foi recebido pelo Acadêmico Cel Carlos Alberto NACCER.

Após a saudação pelo Cel BENTO,  que recordou passagens da carreira militar do Gen MODESTO, o mesmo  disse da importancia da historia para a profissão militar, seguindo-se as orações de recepção pelo Cel Naccer, historiando a carreira do Cel Ferreira, e da saudação ao Patrono Marechal Odilio Denys, cujo filho, o antigo Ministro dos Transportes no Governo Itamar Franco,  Gen Ex Rubens Bayma Denis foi o Presidente de Honra da Sessão.

O Cel Ferreira recordou a estreita ligação do Palacete Laguna com o Gen Bayma Denys  e suas irmãs e familiares presentes, evocando saudosas recordações do tempo em que o General Odilio Denys esteve a frente da Zona Militar Centro e do Ministerio da Guerra.

Em seguida ao cerimonial, ocorreu o Coquetel de Confraternização e Lançamento de livro da FAHIMTB / IHTRGS: Brasil – Lutas contra Invasões, Ameaças e Pressões Externas, do Cel C. M. Bento (Org.) e Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis, estendendo-se até o inicio da tarde, encerrando este significativo evento na acolhedora casa que faz parte da História do Exército, e do Brasil,  da qual permanece  representando relevante lugar de memória,  abrigando o operoso CEPHIMEX.

 

Acad. Engenheiro Israel Blajberg

Presidente AHIMTB/Rio de Janeiro

 

Fotos: Equipes DECEX e CEPHIMEX


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. Gostaria do email do Coronel Antonio Ferreira Sobrinho.
    Grato

Deixar um comentário

WordPress主题