15º Encontro FEBiano: Monumento aos Pracinhas

Monumento aos Pracinhas – Sua importância para a Sociedade e para o Brasil

Cel COM QEMA GERMANO AMÉRICO dos Santos, Diretor MNMSGM

Na quinta-feira 02 agosto 2012 as 15h o Gen Marcio Rosendo de Melo, Presidente da Direção Central da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, abriu os trabalhos de mais um de nossos já tradicionais Encontros. Foi realizada a Imposição da Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, concedida ao Estandarte do CLUBE DE VEÍCULOS MILITARES ANTIGOS DO RIO DE JANEIRO – CVMARJ, representado pelo seu Conselheiro Marcos Gomide da Silva, ao seu Diretor de Relações Publicas, Tem R/2 Cav Sérgio Capella e ao Colaborador da Casa da FEB Roberto Carlos Marinho Leite.

O professor Israel Blajberg, diretor de relações públicas da Casa da FEB e coordenador do Ciclo de Encontros Febianos 2012, fez a leitura do Curriculum Vitae do palestrante, Cel COM QEMA GERMANO AMÉRICO dos Santos, Diretor do Monumento Nacional as Mortos da Segunda Guerra Mundial: promovido ao posto atual em 30 de abril de 2008 por merecimento. Nascido no Rio de Janeiro, filho do advogado Germano  Damasceno dos Santos e de Dona Maria Benedita Américo. Incorporado às fileiras do Exército em 1976 na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Declarado Aspirante-a-Oficial-da-Arma de Comunicações em 11 de Dezembro de 1982. Possui os cursos da AMAN, Básico Pára-Quedista – Mestre de Salto – Aperfeiçoamento de Oficiais, Comando e Estado-Maior, ECEME-2005 e Ciências Jurídicas – UFRJ. Serviu no 3º. BCom, foi Instrutor Chefe da EsSa em Três Corações, chegou a Seção de Comunicações, foi Oficial de Estado-Maior e Assistente Secretário do Comandante na Brigada Paraquedista, foi Chefe de Assessoria no Departamento de Educação e Cultura do Exército. Nomeado pelo Comandante do Exército em Portaria nº 042 de 25 de Janeiro de 2011 para o cargo de Diretor do Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial. Concecorado com a Medalha Militar de Ouro, Medalha Corpo de Tropa Bronze, Medalha do Mérito Aeroterrestre Ouro – MMMM, Medalha Tributo Naval da FEB e outras. É casado com a Senhora Clélia Maria Francisco dos Santos, que se encontrava presente, com quem POSSUI 06 (SEIS) FILHOS. É Conselheiro da Casa da FEB, Mandato 2012-2014.

Na palestra, o CEL GERMANO AMÉRICO fez um retrospecto das história do Monumento, desde a ideia inicial do Marechal Mascarenhas de Moraes, de trazer de volta para o Brasil os nossos bravos soldados que tombaram na Itália até os dias atuais, em que o Monumento desenvolve uma série de atividades e programas destinados a diversos públicos, sempre visando a divulgação dos feitos heroicos das Forças Brasileiras de Terra, Mar e Ar durante a 2ª. Guerra Mundial. A palestra, ilustrada por slides de época, alguns mostrando fotografias e documentos pouco conhecidos, prendeu a atenção dos presentes por uma hora, seguindo-se a sessão de perguntas.

Entre os presentes, o Cel PANTOJA, Subdiretor da DPHCEX, Veteranos da FEB e Familiares, Ex-Combatentes da Marinha do Brasil, Senta-a-Pua, Defesa do Litoral, Nações Amigas, Oficiais e Praças da Ativa e da Reserva, Fuzileiros Navais, Forças de Paz, e representantes de diversas OMs, CNOR, Liga da Defesa Nacional – RJ, ADESG, UFJF, SOAMAR-RJ e CBMERJ, entre outras.

No encerramento o público entoou a Canção do Expedicionário, sendo prestada a tradicional homenagem a todos companheiros Veteranos da FEB já falecidos, com o Toque de Silêncio e alguns momentos de reflexão.

Prof. Israel Blajberg

Diretor de Cidadania – FIERJ

05 ago 2012 – MNMSGM


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. Gilza de Brito /

    Meu filho é aluno da Espcex e gostaria de presenciar um encontro dos Pracinhas. Isso é possível? Como proceder?

Deixar um comentário

WordPress主题