14º Encontro FEBiano: Sgt Max Wolf Filho – Pelotão Especial

Cel Cláudio Skora Rosty – CEPHiMEx

 

Sessão Solene Comemorativa 68 anos do Desembarque do Primeiro Escalão da FEB na Itália:  16-7-1944

49 anos de Fundação da ANVFEB:  16-7-1963

36 anos da Inauguração do Prédio da Casa da FEB:  16-7-1976

Na quinta-feira  19 julho 2012 as 14h   o Gen Marcio Rosendo de Melo, Presidente da Direção Central da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, abriu os trabalhos, agradecendo a presença de todos, especialmente do Representante do Ministro da Defesa, Exmo. Sr. General de Divisão JULIO AMO JUNIOR, Chefe da Assessoria de Planejamento do MD. Com o público perfilado, a Banda do 1º. Batalhão de Guardas, Batalhão do Imperador, executou o Toque de Presença de Ex-Combatente e o Hino Nacional Brasileiro. Como ocorre nestas ocasiões solenes, foi

Realizada a Imposição da Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, e a Outorga de Termos de Doação para a Casa da FEB.

Receberam a MMMM: Vik Muniz, artista plástico, representado pelo fotógrafo Fabio Ghivelder por se encontrar no exterior, João Henrique Barone, Vice-Presidente da Casa da FEB, José Augusto Douro Pereira, da empresa Pereira Máquinas e Conselheiro da Casa da FEB, Dr Henrique Cunha, e os seguintes colaboradores da Casa da FEB: Sandra da Costa Sovat (Tesouraria), Juliana de Oliveira Ramanauskas (Secretaria), Djenane Marcia Candido de Oliveira (cedida pela TECNOLACH), Leonardo Benedito de Souza (Assistência Social) e Alexandre Gil de Souza (Museu).

O professor Israel Blajberg, diretor de relações públicas da Casa da FEB e coordenador do Ciclo de Encontros Febianos 2012, fez a leitura do Curriculum Vitae do palestrante, Cel R/1 Claudio Skora Rosty, dedicado colaborador do CEPHIMEX, e antigo Comandante do 14º. BI Mtz – Regimento Guararapes, responsável pela segurança e administração do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, pertencente a Academia de Historia Militar Terrestre do Brasil – AHIMTB e Sócio Titular do Instituto de Geografia e Historia Militar do Brasil – IGHMB.

Estratégias e atividades para a Casa da FEB.

Na palestra, o Cel Rosty fez um retrospecto da vida do herói da FEB, Sgt Max Wolff, exibindo inclusive uma gravação feita com sua filha, Da. Hilda Della Nina, que se encontrava presente.

Entre os presentes, Veteranos da FEB, Marinha do Brasil, Senta-a-Pua, Defesa do Litoral, Nações Amigas, Oficiais da Ativa e da Reserva, Fuzileiros Navais, Forças de Paz, e Inspetores da Guarda Municipal, representantes de diversas Oms.

No encerramento o público entoou a Canção do Expedionário, acompanhada no telão com imagens de época, sendo prestada a tradicional homenagem a todos companheiros Veteranos da FEB já falecidos, com o Toque de Silêncio e alguns momentos de reflexão.

Durante a Confraternização no Salão Nobre os presentes puderam admirar a magnifica obra do artista plástico Vik Muniz alusiva à  FEB.

Prof. Israel Blajberg

Diretor de Cidadania – FIERJ

05 ago 2012 – MNMSGM

iblaj@telecom.uff.br


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. que deus os tenha em bom lugar eles deram tudo o que tinham ate a vida pela minha liberdade minhas oracoes por vcs viva a f.e.b shalom

Deixar um comentário

Premium WordPress Themes